com ascom almagis //
Membros da Diretoria Executiva da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis) visitaram, na manhã de hoje (29), a Casa para Velhice Luiza de Marillac. Os diretores realizaram a entrega dos donativos arrecadados durante campanha solidária promovida pela entidade de classe nos meses de novembro e dezembro.
Fraldas geriátricas, produtos de limpeza e alimentos foram algumas das doações feitas pelos associados. Para o presidente em exercício da Associação, juiz Pedro Ivens Simões de França, o ato solidário não deve apenas acontecer em épocas especiais como o período natalino, as doações devem se repetir durante todo o ano.
“Sensibilizo-me ao ver as condições dos idosos, principalmente, aqueles que não têm contato com a família, que foram abandonados”, comentou.
A visita foi acompanhada pelos vice-presidentes da Almagis, juiz José Costa Filho e desembargadora Nelma Torres Padilha, que na oportunidade foi presenteada com um livro de poesias escrito por Alaíde do Carmo, uma das moradoras do abrigo.
A Casa
A Casa para Velhice Luiza de Marillac foi fundada em 1958 e abriga hoje 35 idosas. A instituição, exclusiva para mulheres, é totalmente financiada pela população e não possui vínculo com órgãos governamentais.
São 52 funcionários contratados, dentre eles, quatro técnicos de enfermagem. A casa também conta com a contribuição de profissionais voluntários, como assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, entre outros.
A casa possui 20 quartos, sala social, cozinha, refeitório, lavanderia, capela, sala para fisioterapia, além dos ambientes apropriados para terapia ocupacional, a exemplo da horta e do espaço onde elas praticam atividades artesanais.
De acordo com a coordenadora de telemarketing, Maria da Luz, existem 60 idosas na lista de espera para serem abrigadas. A instituição filantrópica fica localizada na Rua Mem de Sá, nº 24, no bairro de Bebedouro. Os interessados em colaborar com a casa devem entrar em contato através dos telefones 3241-1565 e 9335-4014. Atualmente, o abrigo tem maior carência de doações de fraldas geriátricas e produtos de limpeza.