03/10/2025 19:57:08

29/12/2009 00:00:00

Municípios

Municípios

com cadaminuto // igor castro

O apagão ocorrido no último dia 10 de novembro, que atingiu pelo menos 18 Estados do País, devido a uma falha das linhas abastecidas por Furnas, parece que não será esquecido tão fácil. Do dia do episodio até hoje, constantes quedas de energia elétrica está deixando preocupada a população de vários municípios alagoanos.

Moradores de cidades como Arapiraca e Palmeira dos Índios tem reclamado do alto numero de quedas de energia ocorridas após o “apagão”. A preocupação ainda é mais grave quando os municípios são afetados por fortes chuvas, como as de sábado passado.

A reclamação por parte das pessoas se refere às perdas de aparelhos eletrônicos, de informática e domésticos. Após várias denuncias recebidas, a reportagem do Cadaminuto resolveu entrar em contato com vários moradores de Arapiraca e Palmeira dos Índios para relatarem os problemas.
 

A química Ianna Eleuza explicou que em Arapiraca, dias após o apagão as quedas ficaram constantes, mas que depois diminuíram. “Quase toda noite falta energia. Dura em torno de 20 a 30 minutos para voltar à eletricidade. No sábado passado isso ocorreu pelo menos quatro vezes seguidas”, contou.

A profissional continuou a história, dizendo que teve um carregador de aparelho de telefone móvel queimado, devido às quedas de energia. Outra pessoa que também denuncia o “descaso” é a dona de casa Silvani Maria. Ela falou que teve estava assistindo uma novela, quando ficou tudo escuro. “A energia voltou e o aparelho não pegou mais. Mas, já fui a Ceal pra reclamar”, completou
 

Em Palmeira dos Índios, moradores dizem que quedas de energia parecem ser “propositais”.

“Toda noite entre ás 18h e 19h acontece o blackout. Graças a Deus ainda não perdi nenhum eletrodoméstico, mas pode ocorrer. O problema tem que ser solucionado imediatamente. Pagamos muito caro merecemos algo melhor”, concluiu o comerciante João Paulo.

Entenda

Além de Alagoas, os Estados que foram afetados pelo apagão são: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
O problema ocorreu na hidrelétrica de Itaipu devido a uma falha das linhas abastecidas por Furnas. Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.
O consumo de energia no País nunca foi tão alto quanto 2010.

O boletim diário de operações do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) apontou que depois do apagão, o Brasil já alcançou diversas vezes a marca de mais de 66 mil megawatts (MW). Segundo especialistas, o consumo elevado acontece devido o crescimento comercial, residencial e de aparelhos, como ar-condicionado, computadores e chuveiros elétricos.

O relatório final sobre as investigações a respeito do apagão estava marcado para ser entregue no dia 16 de dezembro, mas, a gência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pediu um prazo adicional de 15 a 20 dias.