03/10/2025 19:56:05

28/12/2009 00:00:00

Polícia

Polícia

com gazetaweb // janaina ribeiro

O feriadão de Natal fechou com um saldo negativo de 27 mortes. O número oficial está baseado nos registros da Polícia Militar de Alagoas e do Instituto Médico Legal de Maceió. Só no dia 24 à noite, véspera das comemorações do nascimento de Cristo, os dados são de sete corpos. O dia que mais registrou assassinatos por arma de fogo foi a última sexta-feira (25), com o registro de dez homicídios.

As mortes começaram na tarde do dia 24 e a primeira vítima foi o desempregado Adriano dos Santos, de 27 anos, que morreu por arma de fogo por volta das 14h, na Praça Jardim Boa Esperança, no Clima Bom.

O servente Diego dos Santos Costa, de 26 anos, o autônomo Ernandes da Silva Pereira, de 34, o comerciário Edmílson dos Santos, 22 e o desempregado Joaquim Deodato Ferreira, de 33 anos, também foram assassinados na tarde da última quinta-feira (24).

Já à noite, as vítimas foram Wilson Florêncio dos Santos, de 27 anos e José Henrique Costa Silva, de 19, foram mortos, também por arma de fogo, no bairro do Clima Bom e na cidade de Colônia de Leopoldina, respectivamente.

Dia de Natal com 10 assassinatos

E o espírito natalino não foi incorporado por 10 autores materiais de homicídios praticados no dia de Natal. Os criminosos não deram trégua e a primeira vítima morreu às 02h30 da madrugada. Cristiano Farias da Silva, de 21 anos, foi assassinado com vários tiros na Travessa José Marques Ribeiro, no bairro do Trapiche.

A tarde, o servente de pedreiro Mauro Sérgio Brito da Silva, de 25 anos, foi assassinado com quatro tiros, na Travessa Boa Esperança, no Clima Bom e Iago dos Santos, de 17 anos, que era jogador de futebol, morreu depois de ter sofrido um espancamento.

Ainda no dia de Natal, Carlos Padilha da Silva foi assassinado na porta da residência de seu irmão, localizada na Rua Boa Vista, em Guaxuma.

Em Coruripe, a vítima foi o trabalhador rural Manoel dos Santos, de 30 anos. Ele foi morto com dois tiros, no sítio Linha, zona rural da cidade, por volta das 17h.

E em Viçosa, também no interior, um jovem identificado apenas como Rodrigo foi assassinado a tiro de espingarda do calibre 12. Ele foi morto às margens da barragem do Serviço de Água e Esgoto (SAE). E ainda no mesmo município, o jovem Samuel da Silva, de 26 anos, foi morto com dois tiros, na Rua Boa Vista, centro da cidade. Segundo testemunhas, os assassinos estavam em um veículo preto de placa e modelo não anotados.

2 adolescentes mortos em ‘cidade de lona’

O primeiro corpo que chegou ao IML de Maceió neste sábado (26) foi de Manoel Messias da Silva, de 17 anos. O desempregado foi assassinado por volta das 07h30 na Rua Marechal Deodoro, município de Atalaia.

E por volta das 18h, os adolescentes José Fabiano da Silva Oliveira, de 14 anos e José Benedito da Silva, de 16, foram mortos na 'cidade de Lona', que fica na Rua Maria Madalena, na cidade de Capela. Os dois, segundo a polícia, eram usuários de drogas ilícitas e provavelmente morreram depois de um ‘acerto de contas’.

Criança de 12 anos é morta por engano

E até às 22h deste domingo (27), cinco homicídios haviam sido registrados pelo IML e pela Polícia Militar.

Durante a madrugada, o servente de pedreiro Tiago Farias dos Santos, de 26 anos, foi assassinado a tiros em Riacho Doce, por um homem ainda não identificado. A vítima, segundo o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods) já cumpriu pena por homicídio e ocultação de cadáver.

Ainda neste domingo, M. M. S, de apenas 12 anos, foi morta a tiros no conjunto Parque das Américas, no Complexo Benedito Bentes. Ela estava dentro de casa com o pai João Marques da Silva, de 65 anos e os dois irmãos, quando o imóvel foi invadido por cerca de 15 homens, que já chegaram atirando. De acordo com agentes do 8º Distrito Policial (DP), a ação criminosa seria em represália aos irmãos da garota, que teriam, na noite deste sábado, causado tumulto na região.

À tarde, Rafael Passos de Oliveira, de 21 anos, foi alvejado no Conjunto Jardim Petrópolis II, na Chã da Jaqueira, em Maceió. Segundo a Polícia Militar, um homem ainda não identificado teria chegado a pé e efetuado os disparos.

Já em Feira Grande, por volta das 20h30 deste domingo (27), no Sítio Massapé, uma mulher - cujo nome ainda não foi revelado - foi assassinada. Dois homens em uma motocicleta de cor vermelha e placa não anotada são os apontados como executores.