03/10/2025 19:55:22

15/12/2009 00:00:00

Municípios

Municípios

com alagoasemtemreporeal //

Os comerciantes informais que, há anos, vendem lanches nas barracas instaladas na calçada da Escola Rui Barbosa, em Anadia, serão transferidos para quiosques padronizados e construídos pela Prefeitura. A construção desses módulos se deu após a prefeita Sânia Tereza (PT) receber uma determinação do governo do Estado, solicitando a retirada dos comerciantes daquele local, após ser configurada ocupação irregular em via pública.

Preocupada com o destino dessas pessoas, a prefeita Sânia Tereza iniciou a construção de quatro quiosques na praça central da cidade que, recentemente, também passou por processo de revitalização. Os quiosques estão sendo construídos em alvenaria e cada um deles possui 2,5 metros quadrados. Cada comerciante receberá seu módulo em regime de sessão de uso do bem público.

A idéia da prefeita Sânia Tereza é transformar o local numa grande praça de alimentação. “Ao redor dos quiosques serão colocadas mesas fixas e sombreiros para proteger os clientes do sol ou da chuva. Nosso objetivo é fazer deste lugar um point agradável para as famílias e jovens anadienses se encontrarem”, disse a prefeita.

Um dos comerciantes a serem contemplados com um dos quiosques será Geraldo da Silva (62). Ele comercializa lanches há 30 anos num trailler de zinco construído na calçada da Escola Rui Barbosa e com o dinheiro sustenta toda a família. Questionado sobre a transferência, o comerciante se mostrou entusiasmado. “Agora terei um lugar mais digno para montar minha lanchonete. Antes vivia com medo de, a qualquer momento, ser despejado, mas graças ao bom coração da prefeita Sânia irei continuar lutando pelo pão de cada dia”, disse o comerciante.

Audiência pública irá discutir segurança no município

Nesta terça-feira (15), a partir das 15 horas, será realizada em Anadia uma audiência pública onde serão discutidos assuntos relacionados a segurança pública no município. O encontro acontecerá nas dependências da Câmara Municipal, onde estarão presentes representantes da Polícia Militar, Ministério Público, Conselho Tutelar, Prefeitura, entre outros órgãos.

De acordo com a prefeita Sânia Tereza, um dos assuntos a ser debatido durante a audiência pública será a onda de assaltos e assassinatos que têm tirado o sossego da população, não somente da zona urbana, como também dos povoados. “A criminalidade, infelizmente, vem ganhando espaço em Anadia. Paralelamente outra preocupação nossa é a prostituição e o consumo de drogas, inclusive o crack”, finalizou Sânia Tereza.