Da Redação // Fonte alagoas24horas - priscylla régia e vanessa alencar
Por decisão unânime do Pleno do Tribunal Regional Eleitora de Alagoas (TRE/AL), o prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, o Kil, permanece no cargo. A ação de cassação do prefeito foi movida pelo candidato derrotado, Beto Baía, e teve parecer favorável do Ministério Público Eleitoral.
O relator, juiz Manoel Cavalcante Lima Neto, entendeu que não havia provas em relação à acusação de que o prefeito teria distribuído óculos de grau em troca de votos nas eleições passadas.
Fábio Ferrario, advogado de defesa, alegou que a distribuição dos óculos fazia parte do programa municipal “Ver melhor”, que existe desde 2003 no município. “Não há eleitor que tenha dito ter recebido os óculos em troca de voto”, afirmou.
Areski Freitas contou que Beto Baía teria falsificado uma nota de empenho, que apontava a existência de distribuição de óculos por intermédio de vereadores.
"Baía comprou o candidato a vereador Edson Barreto, conhecido com Edinho da Obra, para depor contra mim durante o processo. No entanto, a gravação que Edinho fez, incriminava Baía. Ele saiu distribuindo acusações, mas hoje o pleno reconheceu que tudo não passava de uma fraude", afirmou.
O advogado de Beto Baía - que assumiria a prefeitura caso Kil fosse cassado- Adriano Soares diz que a prefeitura não tinha cotação orçamentária nem critérios para realizar o programa. "Tenho três dias para recorrer à decisão e irei entrar com um recurso especial, que deverá ser julgado o ano que vem", concluiu.
Por volta das 19,30 horas desta segunda feira (14) o prefeito foi recebido por correligionários, assessores e proceres politicos no principal acesso viário a cidade onde cerca de cinquenta carros (foto 3) e duzentas pessoas (foto 2) o esperavam, seguindo-se um desfile pelas ruas principais da cidade até a Avenida Monsenhor Clóvis onde esperavam o gestor palmarino o ex-governador Manoel Gomes de Barros, seu filho o deputado Nelito Gomes, o deputado federal Francisco Tenório e o vice-prefeito Adeildo Sotero, quando foi realizado um pequeno comicio (foto 1).