03/10/2025 19:53:23

13/12/2009 00:00:00

Polícia

Polícia

Gazetaweb // bruno soriano 

O fim de semana na capital e interior do estado foi considerado violento. Isso porque, no período compreendido entre as 18 horas da última sexta-feira (11) e as 20 horas deste domingo (13). Segundo relatório do Instituto Médico Legal (IML) de Maceió, acrescido ao das ocorrências registradas na região Agreste – no IML de Arapiraca –, foram 24 homicídios, sendo a maioria por arma de fogo. Desse total, sete foram registrados no interior – com ‘destaque’ para um duplo homicídio em São Sebastião. Na capital, o bairro Tabuleiro do Martins foi o campeão em casos, com quatro registros. Somente no domingo, foram 11 mortes violentas.

Uma delas foi registrada no final da tarde, quando um adolescente de 17 anos de idade foi atingido por disparos de arma de fogo ao deixar sua residência, no Vale do Reginaldo, bairro do Farol. De acordo com informações do pai da vítima, o menor era viciado em crack há mais de dois anos, o que leva a crer que o crime tenha sido um acerto de contas devido à suposta dívida com traficantes da região. O caso deverá ser investigado pela equipe do 6º Distrito Policial.

"Eu tentei, durante todo esse tempo, retirá-lo do mundo das drogas. Ele era viciado em nóia [definição popular do crack] e, por isso, todas as escolas passaram a rejeitá-lo", contou o pai. José Carlos da Silva, que trabalha como ambulante, informou ainda saber quem matou seu filho. "Vi quando o assassino passou perto de minha casa com uma arma na mão. Ele olhou para mim e balançou a cabeça. Não sei o que aquilo significou", comentou o ambulante, que disse não saber o motivo do crime. “Meu filho nunca me falou nada sobre se estaria sendo ameaçado por alguém”, emendou.

Duplo homicídio

Já no sábado, um caso de violência chocou a população de São Sebastião, distante 130 quilômetros de Maceió. Lenilson José Paulo Afonso, de 34 anos, e outro ainda não identificado, mas que aparentava ter 20 anos, foram encontrados em um canavial do Sítio Genipapo, zona rural daquele município. Segundo a polícia, ambos apresentavam perfurações de pistola 380.

Alguns moradores da região informaram à polícia que um veículo Gol, de cor preta, teria entrado no canavial e, logo em seguida, ouviram-se alguns disparos. As duas vítimas foram atingidas na cabeça.

Também no sábado, só que na capital, outro duplo homicídio chamou a atenção da polícia, acionada por volta das 3 horas da manhã para uma ocorrência no Loteamento Santa Lúcia, no Tabuleiro. Gilberto Soares de Lima, de 27 anos, e sua companheira, Josefa Aparecida Fernandina, de 39, foram assassinados, em trecho da Rua Nossa Senhora de Fátima, com vários tiros na cabeça. Populares contaram que os assassinos fugiram numa moto, cuja placa não foi anotada. A polícia não tem pistas dos criminosos. O caso será investigado pelo 5º Distrito Policial.

Ainda no sábado, o reeducando Carlos Manoel da Silva, 21 anos, foi encontrado morto no presídio Baldomero Cavalcanti, em Maceió. Ele estava na área de triagem – processo em que se estuda a acomodação do detento na unidade prisional – e foi assassinado a golpes de espeto, segundo a assessoria da Intendência Geral do Sistema Penitenciário.

Carlos Manoel da Silva foi preso em 17 de junho de 2008, após ser condenado por homicídio e ocultação de cadáver. O reeducando estava atualmente numa área em que não é permitido o convívio com os demais presos. Ainda não se sabe quem cometeu o crime.

Morto com nove tiros

Já na última sexta-feira, policiais do 4º Batalhão foram acionados, logo no início da noite, para mais um homicídio, desta vez na área do Clima Bom I. Dois homens, ainda não identificados, assinaram a tiros Cristovão dos Santos Costa, de 19 anos, foi atingido por nove disparos.

A vítima, que segundo a própria família seria usuários de drogas, foi executado dentro da oficina mecânica do irmão. Segundo ele, que preferiu não se identificar, o crime pode estar relacionado ao tráfico naquele bairro. O caso deverá ser investigado pela Delegacia de Homicídios, cuja equipe esteve no local.