com gazetaweb //
É em clima tenso que ocorrem as eleições para a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB-AL), a partir da manhã desta sexta-feira (27), no clube da Ordem, no bairro de Jacarecica, em Maceió. O acirramento entre as duas chapas concorrentes, lideradas por Omar Coelho e Everaldo Patriota, acaba envolvido em polêmicas, ao ponto de serem acionados diversos órgãos para garantir a segurança no processo.
A movimentação é grande dentro da sede do clube e nas imediações. Centenas de pessoas fazem a campanha para as chapas concorrentes. Omar Coelho e Everaldo Patriota também estão em meio à campanha. Ambos esperam pelo melhor. "A expectativa é a melhor possível", diz Patriota, que apresenta suas propostas caso vença, defendendo como carro-chefe o retorno da caixa de assistência ao advogado."Queremos também participação intensa da sociedade. Trabalhar em conjunto com o povo", adiantou. Omar Coelho determinou como 'meta' combater a corrupção. "A OAB hoje em dia reproduz o resultado do trabalho dos advogados para a sociedade. Nossa proposta é atuar firme nos projetos sociais, principalmente em combate a corrupção", reforçou.
De um lado, o atual presidente da Ordem, Omar Coelho, chegou a acionar a Polícia Federal (PF) para investigar supostos emails eleitoreiros em seu nome e com o timbre da OAB. Dois agentes da PF estão no local, além de duas viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Além de todos esses órgãos, um observador da conselho federal, Sérgio Freire, também está no local. Já Everaldo Patriota, que foi presidente da Ordem e oposição de Omar Coelho na última eleição, garante não ter sido de sua autoria os emails e ainda pressupõe que tenha sido uma estratégia do atual presidente, o que também é negado por Coelho.
TJ suspende atividades
Em nota transmitida pela assessoria da OAB, a desembargadora do Tribunal de Justiça (TJ), Elisabeth Carvalho concedeu a suspensão de todas as atividades para que sejam realizadas as eleições. Estima-se que cerca de 4 mil advogados participem da votação, até às 17 horas.
Ainda nesta noite, a OAB terá o resultado de quem comandará a diretoria do órgão.