com gazetaweb //
O vigilante Aldersandro Ferreira Silva e o policial civil Anderson Lima que foram baleados numa suposta tentativa de assalto à agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Rua João Pessoa (antiga Rua do Sol), na manhã desta quinta-feira (12), não resistiram aos ferimentos provocados pelas balas que os atingiram e morreram no início desta tarde no Hospital Geral do Estado - HGE. As vítimas reagiram a ação criminosa de uma quadrilha que invadiu a instituição bancária e houve um tiroteio que durou alguns minutos. Anderson Lima era filho do jornalista Laérson Silva, que atualmente fazia assessoria de imprensa para a Polícia Civil.
A primeira morte confirmada foi a do vigilante Aldersandro Ferreira, atingido por um tiro na testa. Ele faleceu por volta das 12h40. Às 13h45, foi anunciado o óbito de Anderson Lima. Ele também foi baleado - foram dois tiros, um na nuca e outro na cabeça. Antes de morrer, ele já havia tido quatro paradas cardíacas.
O tiroteio
Na suposta tentativa de assalto à agência da Caixa, que ocorreu por volta das 09h20 da manhã de hoje, o tiroteio envolveu a organização criminosa, o vigilante da Nordeste Segurança Aldersandro Ferreira e o policial civil Anderson Lima, que estava dentro do banco como cliente. Este último, segundo a Divisão Especial de Investigação e Capturas da Polícia Civil - DEIC, era chefe do Tigre.
Enquanto as vítimas eram socorridas por equipes do Serviço Móvel de Urgência - SAMU, a Polícia Militar iniciou perseguição na tentativa de capturar o bando. Dois integrantes da quadrilha foram presos, no bairro Chã da Jaqueira.
Testemunhas
Betânia Tenório, cliente da CEF e que presenciou a ocorrência, contou que viveu momentos de desespero. "Eu estava fazendo um pagamento num caixa eletrônico e, quando menos espero, ouvi um disparo. Os bandidos já entraram atirando e todo mundo saiu correndo. Nunca vi uma coisa assim antes. Foi terrível", afirmou ela, quando ainda assustada com o que aconteceu.
Uma outra testemunha, funcionária do banco, que não quis ser identificada, afirmou que a ação criminosa não pareceu uma tentativa de assalto. "As balas tinham um destino certo. Queriam atirar contra o vigilante", revelou.
De acordo com o coronel Mário Jorge da Hora, comandante de Policiamento da Capital, as pessoas que presenciaram o crime relataram que homens armados invadiram a agência e anunciaram um assalto. "Depois da ocorrência, recebemos informações de que os assaltantes fugiram em um veículo Corsa, de cor preta e placa não anotada, em direção ao bairro do Farol. Imediatamente fizemos um alerta geral para toda a cidade e iniciamos as buscas", explicou ele.
Por volta das 09h50, dois dos bandidos foram detidos. Eles estavam no Corsa Sedan, de cor preta, placa MVB-6443. Um dos acusados estava vestido com uma farda do Exército.
A agência bancária permanece fechada para que possam ser realizados todos os levantamentos necessários à investigação policial. A Polícia Federal deverá presidir o inquérito, já que se trata de uma instituição financeira que pertence à União.
O diretor geral-adjunto da Polícia Civil, José Edson, lamentou a morte de Anderson Lima e afirmou que a instituição está solidária a dor da família. "Ele não era só um membro da família do colega Laérson. Ele também fazia parte da família Polícia Civil. Foi uma grande perda. A dor é de todos nós", disse o delegado.
Já o diretor-geral, Marcílio Barenco, explicou que, posteriormente, a Polícia Civil vai se posicionar, oficialmente, sobre a ocorrência que culminou com a morte do vigilante e do policial do Tigre.
Anderson de Lima era concursado da Polícia Civil desde 1992 e deixou esposa e um filho menor. Segundo informações da Secretaria de Defesa Social, o policial era um dos agentes mais qualificados do Tigre e já havia feito vários cursos fora de Alagoas.
Corpos liberados para sepultamento
Os corpos do vigilante Aldersandro Ferreira Silva e do policial civil Anderson Lima já foram liberados para sepultamento.
Familiares e amigos das vítimas saíram do Hospital Geral do Estado em direção ao Instituto Médico Legal para providenciar os trâmites necessários para os funerais. Ainda não há informações sobre hora e local do sepultamento de Aldersandro. Já o corpo de Anderson será enterrado às 10h de amanhã (13), no cemitério Parque das Flores.