03/10/2025 21:22:23

10/11/2009 00:00:00

Municípios

Municípios

com alagoasemtemporeal // isolda herculano

O secretário de Administração do município de Joaquim Gomes, a 74 quilômetros de Maceió, Cleiton Marques, pronunciou-se em nome da prefeitura sobre a manifestação desta manhã que bloqueia um trecho da BR-101 na cidade. Segundo ele, o bloqueio feito por manifestantes que pedem uma nova eleição na cidade é absurdo e está sendo organizado pela oposição ao governo municipal: “A oposição está se vendo sem notoriedade e como 2010 é um ano eleitoral está querendo chamar a atenção de qualquer maneira”, opinou.

Os manifestantes que estão no local pedem um posicionamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação a realização de um novo pleito, já que a prefeita e o vice eleitos – Cristina Brandão (PP) e José Sidney Gomes Fragoso (PTB) – tiveram seus mandatos cassados sob acusação de compra de votos na eleição de 2008.

“Justiça não funciona na pressão, essa manifestação não tem lógica”, afirma o secretário que ainda faz acusações aos ‘líderes’ do movimento. “Um homem conhecido como Marrom, de um movimento sem-terra, juntou trabalhadores rurais, que chegaram em três caminhões e nem são moradores de Joaquim Gomes, para dar volume ao movimento. Se for para contar quem realmente é da cidade não dá trinta pessoas”.

Ainda segundo Marques é preciso que o Estado, através do Gerenciamento de Crises da Polícia Militar, manifeste-se no sentido de punir os responsáveis pelo bloqueio: “O que está em jogo é o direito de ir e vir, que é constitucional. Ninguém pode impedir o outro de se locomover. Estão parados na estrada aguardando uma resolução caminhoneiros que precisam trabalhar, crianças com fome, idosos e outros tantos tipos de pessoas que não podem ser penalizadas com esse bloqueio”, desabafou.

Marques diz que a solução lógica para os desentendimentos políticos na cidade é o aguardo da decisão do TSE: “A decisão de cassar o mandato da prefeita ainda cabe recurso, por isso não se pode nomear um prefeito imediatamente. E se no caso ela for inocentada? A cidade não poderá ficar com dois prefeitos. É preciso aguardar o tempo e a decisão da Justiça”, finalizou.
O protesto que se estende desde o começo da manhã, irrita motoristas que tentam trafegar nos dois sentidos da BR. A Polícia Rodoviária Federal e o Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar estão no local e aguardam êxito nas negociações para a liberação da pista.

Entenda o caso

A BR-101, nas proximidades da cidade de Joaquim Gomes, foi interditada na manhã desta terça-feira (10) por um grupo de manifestantes. Eles exigem a realização de um novo pleito na cidade, já que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) chegou a convocar uma nova eleição após a prefeita Cristina Brandão (PP) e seu vice José Sidney Gomes Fragoso (PTB) terem a candidatura cassada sob a acusação de compra de votos na disputa de 2008. Com a cassação do mandato dos dois, assumiu a prefeitura o presidente da Câmara Municipal, o vereador Benedito Pontes Santos, que permanece no cargo desde janeiro.
Os manifestantes que bloquearam a BR nesta terça-feira querem pressionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a tomar uma decisão definitiva no caso, convocando imediatamente um novo pleito. Eles chegaram a dizer que só desocuparão a pista após contato com alguém de Brasília que sinalize positivamente em relação a essa reivindicação.