03/10/2025 18:35:45

09/11/2009 00:00:00

Especiais

Especiais

Da redação com nina e sol aragão –cicero fotografo e edvânio (colaboradores)

 

O jogo entre as equipes do Santa Rita da cidade de Boca da Mata e o União Futebol Clube que disputavam a final do Torneio de Acesso a Primeira Divisão em 2010 do futebol alagoano, se fosse realizado em uma grande cidade, tinha todas as características de um grande clássico regional, e talvez não tivesse sido submetido a um simples “sorteio” para definir o local onde seria esta final, cujo detalhe foi previsto, segundo os organizadores, em reunião do “Conselho Arbitra da Federação Alagoana de Futebol”.

 

Estaria tudo bem, se na cidade de Boca da Mata não existisse parentes com mandado eletivo de executivos do futebol alagoano, e se este próprio não já tivesse divulgado seu nome como eventual candidato a prefeito daquele município, o que ensejou a revolta do atual prefeito José Tenório, que durante todo o jogo esteve envolto em uma bandeira do clube de sua terra e deixou o campo após a paralisação do jogo em companhia de amigos e assessores derramando o verbo em direção a Gustavo Feijó, presidente da Federação que saiu do campo sozinho, tendo antes determinado a sua assessoria que publicasse no site da entidade que o impasse criado durante o jogo somente seria resolvido pelo Tribunal da Federação.

 

No jargão do futebol, isso “cheira a marmelada”, e nenhum órgão da imprensa alagoana, a exceção deste noticioso teve a coragem de denunciar. O tape que exibiremos no desfecho deste material através do You Tube pode comprovar a veracidade de muitos fatos, porém, todo o jogo com cada detalhe inclusive porque tantas expulsões também está gravado no poder de editoria de A TRIBUNA e poderá servir para eventuais consultas.

 

Ainda sobre o jogo de ontem, o jornalista Carlos Madeiro, de site “Tudo na Hora” assinou a seguinte matéria:

Depois de encerrar a partida a dez minutos do fim do tempo regulamentar, o juiz de Santa Rita 1x0 União, realizada neste domingo em Boca Mata, Francisco Carlos Nascimento, afirmou que o goleiro Dias, do União, simulou uma contusão a pedido do capitão da equipe, o zagueiro Humberto. Antes disso, o árbitro já havia expulsado quatro atletas do time visitante.

O jogo era a segunda e decisiva partida da Segunda Divisão do Campeonato Alagoano 2009. Na primeira partida, em União dos Palmares, o União venceu por um a zero. Como o placar do segundo jogo se repetia, e a partida iria para os pênaltis, o dono do título ficou em aberto e será decidido pela Justiça Desportiva.

Na súmula da partida, o juiz relata que, após expulsar o quarto atleta da equipe visitante, o capitão “pediu para que o mesmo [goleiro] não se levantasse, que o jogo tinha que acabar, que o bicho já estava certo e que eles resolvessem na Federação”.

Ainda segundo o relato do árbitro, o goleiro Dias ainda teria insistido em permanecer de pé, “que daria para segurar o resultado [1x0]”, mas acabou cedendo aos pedidos dos companheiro.

Ainda segundo o juiz, o quarto árbitro informou que os integrantes do banco do União “pediam a todo momento para algum jogador cair e simular uma contusão para o jogo acabar”.

Em contato com o Tudo na Hora, o presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Gustavo Feijó, informou que o processo já foi enviado ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), para que ele se pronuncie quem é o campeão. “Não posso emitir nenhuma opinião sobre o caso. Como o Estatuto prevê que, em caso de término da partida por uma equipe com número inferior ao mínimo o time perderá por um a zero, e esse resultado levaria a decisão para os pênaltis, o TJD deve decidir”, afirmou Feijó.

 A partida

Na partida deste domingo, o Santa Rita vencia a segunda partida da decisão do Campeonato Alagoano da Segunda Divisão por 1x0, quando o juiz expulsou quatro jogadores do União, aos 35 minutos do segundo tempo.

Em seguida, o goleiro afirmou ter uma lesão da coxa. O árbitro ainda esperou por dez minutos, mas com a negativa do goleiro, encerrou a partida antes do término do tempo regulamentar.

 

                                                                   Tabela de Classificação

Turno Único

P

Clube

PG

J

V

E

D

GM

GS

SG

Aprov.

1

União

19

9

6

1

2

12

3

9

70,37%

2

Santa Rita

13

9

4

1

4

11

9

2

48,15%

3

Sport

12

7

3

3

1

9

7

2

57,14%

4

Sete de Setembro

6

5

1

3

1

4

4

0

40,00%

5

São Luiz

6

7

1

3

3

8

10

-2

28,57%

6

São Domingos

1

5

0

1

4

3

14

-11

6,67%

7

Comercial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O julgamento entretanto não será da Federação nem do cidadão que dirigiu a partida, mas sim da povo de União dos Palmares. O nosso município, graças à abnegação e esforço de um grupo de componentes da sociedade reuniu desde os carregadores da maca até o prefeito do município, um ex-governador, um deputado, e o mais importante o povo pelo ideal de ver um time da nossa cidade em uma competição esportiva que poderá levar o time a Copa do Brasil de 2011.

Já estamos na primeira Divisão, de onde nunca devíamos ter saído. Existam Feijós da vida. Futebol se ganha em campo como nós atingimos 19 pontos em nove jogos e atingimos um percentual de 70,37% na maratona, acompanhados muito de longe, diga-se de passagem, pelo Santo Rita, a quem derrotamos lá na terra deles e aqui em União. Se não nos concederem o troféu Deputado João Beltrão, a taça Tony Lima que para nós é um orgulho, irá simbolizar a capacidade do povo de União em se unir em torno de um ideal. Parabéns a todos.

Ficha Técnica - Santa Rita 1x0 União
Local: Estádio Olival Elias (Boca da Mata)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento
Assistentes: Otávio Correia e Julian Ferino
Gols: Julio Tatu ( Santa Rita – 32min – 2t)

Cartões amarelo: Sinval, Fagner, Braw, Bidê, Jan, Dil, Dias (União) Sabará, Jaelson, Selmo Lima (Santa Rita)
Cartões vermelho – Fagner, Jan, Hermane, Braw (União) , Sabará (Santa Rita)

Santa Rita: Santos, Sabará, Pedrosa, Selmo Lima e Junior Tatu. Jaelson(Rogério), Anderson, Cristiano Fernandes(Cicinho) e Junior Santos. Bimba e Rony(Luciano Rosa).
Técnico: Everaldo Bezerra

União: Dias, Hermane, Humberto, Crislan e Jan. Sinval, Dil(Titi), Braw, e Bidé(Iure). Rincon(Neto) e Fagner
Técnico: Marinaldo Lima

A Editoria.

 Clique abaixo para ver o tape

http://www.youtube.com/watch?v=phKq0_M3jWM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 
a
 
 
ESTE ESPAÇO PODE SER SEU

ENTRE EM CONTATO CONOSCO
ESTE ESPAÇO PODE SER SEU

ENTRE EM CONTATO CONOSCO
ESTE ESPAÇO PODE SER SEU

ENTRE EM CONTATO CONOSCO
Galeria