03/10/2025 18:35:47

09/11/2009 00:00:00

Meio Ambiente

Meio Ambiente

com tudonahora //

O diretor de proteção da produção da Secretaria de Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), João Luis Guadagnim  alertou nesta segunda-feira, durante reunião com os prefeitos, na Assocaiação dos Municípios de Alagoas (AMA), que existe a previsão de um novo período de seca em Alagoas.

Ele destacou a importância da contratação do garantia-safra, que é um socorro aos pequenos agricultores que perderem até 50% da produção em caso de emergência.

A representante do MDA no Estado, Sandra Lira, que também participou da reunião, disse que, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), um novo fenômeno “El Ninõ” se aproxima e a seca pode ser ainda mais severa.

Por conta disso, o Governo Federal quer ampliar as inscrições para que os 38 municípios inseridos na região do Semi-Árido, viabilizem o pacto pelo desenvolvimento regional e possam proteger os pequenos agricultores familiares.

A prefeita de Santana do Ipanema fez um apelo aos colegas e disse que, com essa adesão, os gestores vão dar  garantia a uma população que depende da colheita para sobreviver e, em caso de perda, o seguro pode ser a única alternativa que a população já sofrida terá. “É um esforço de grande alcance social”, acrescentou o diretor do MDA. João Guadagnin disse ainda que os MDA vai analisar a situação dos municípios com débitos para parcelamento dentro do que a lei permite.

Os prefeitos também conheceram os novos programas e créditos do Pronaf, que giram em torno de 30 mil/ano. Mas, para ter acesso , o MDA precisa reduzir a inadimplência que chega a casa dos 60%. O Ministério já está encaminhando os projetos de infra-estrutura para organização das cadeiras produtivas  e a hora é de união de todos os parceiros para que as ações do Pronaf sejam executadas .


Fonte: Assessoria