antonio aragão //
O vereador Manoel Feliciano (PT) denunciou na ultima sessão plenária da Câmara de Vereadores de União dos Palmares, inclusive com distribuição de folders, a precária situação em que se encontra a Escola Municipal João Pereira de Lima localizada no “Vale da Pelada”, na zona rural do município e solicitou do prefeito Areski Freitas e da secretária de Educação pedagoga Claudete Sena providencias urgentes.
O edil disse em seu pronunciamento se tratar de uma das maiores escolas do município, mas que graças ao abandono em que se encontra, poderá a qualquer momento causar uma tragédia em função do péssimo estado de conservação do teto; frisou ainda que as paredes estão com os rebocos prejudicados, as instalações sanitárias sucateadas inclusive com alguns utensílios quebrados (a exemplo de pias e vasos sanitários) e que para os alunos e professores terem acesso ao prédio, têm que passar por cima de um pau que interliga os dois lados de um riacho.
Procurado na manhã de hoje, o prefeito do município Dr. Areski Filho (que ocupou com distinção na administração passada a titularidade da Secretaria de Educação) ao lhe serem mostradas as fotografias da escola, disse ser conhecedor da situação. “Estou, sim amigo, ciente do que se passa na Escola João Pereira. Gostaria de agradecer a lembrança do vereador, e acrescentar a sua preocupação a nossa também com relação à conservação dos prédios das escolas que o município mantém tanto na cidade como na zona rural”.
“Entretanto para conhecimento da comunidade e do vereador, é bom frisar que no universo das 53 escolas municipais, apenas três estão necessitando de reparos. No nosso cronograma, constava a imediata e total recuperação do prédio alvo da denuncia do parlamentar, que realmente é a mais urgente, mas duas razões nos impedem momentaneamente: a primeira, o corte no repasse das verbas federais para a educação, e a segunda, porque não temos onde acomodar o alunado em pleno período escolar”.
“No nosso cronograma, consta a imediata reparação do teto nas férias de dezembro, e se tudo correr como esperamos, não somente a escola alvo da denuncia do vereador Feliciano, mas as outras duas estarão em processo de reforma e recuperação, que pretendemos concluir até junho de