com cadaminuto // luciano barbosa
O município de Coruripe foi beneficiado com a instalação de um ponto de cultura, o que reforçará ainda mais a fomentação do segmento na cidade. Trata-se de um local (prédio) onde são desenvolvidas várias ações voltadas à disseminação da cultura do local, através de cursos e oficinas.
Projeto do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, em parceria com o Governo do Estado de Alagoas, o ponto de cultura tem como objetivo destacar e incentivar a as atividades culturais existentes no município, ampliando a disseminação do segmento entre os membros da comunidade. As ações desenvolvidas no citado ponto são específicas ao que propõe o projeto de cada cidade requerente. No caso específico de Coruripe, as atividades são, em sua maioria, voltadas às artes cênicas.
Intitulado “Palco das Tradições”, o projeto, em Coruripe, atende, inicialmente, cerca de 100 jovens, desenvolvendo principalmente oficinas e cursos teatrais, além de aulas de balé clássico e música, tudo sob a responsabilidade do Grupo Coruricultura, este que faz parte da Associação Literária e Cultural de Coruripe, ONG que se empenhou para que o Ponto de Cultura fosse instalado na cidade, o que, na visão do presidente da associação, Euclides José, está ajudando a ampliar o projeto de disseminação das artes cênicas entre os jovens do local, objetivando ocupar os beneficiários com atividades culturais, visando tornar intelectualmente produtivo o tempo ocioso dos jovens, evitando ainda que os mesmos se enveredem por caminhos que os exponham a situações de risco social.
Através do benefício conseguido por meio da instalação do Ponto de Cultura, o Coruricultura pretende desenvolver dois espetáculos por ano, em cada povoado coruripense, o que contribuirá para atrair ainda mais pessoas para fazer parte das ações do grupo.
A aprovação do projeto para Coruripe aconteceu em janeiro deste ano. Por intermédio do apoio concedido pelo prefeito Marx Beltrão, através da secretária municipal de Cultura, Thereza Beltrão, estes que são os principais incentivadores de projetos e programas que auxiliem na propagação da cultura local e resgate das tradições populares dos antepassados coruripenses, o Ponto de Cultura foi instalado em um prédio localizado à Rua Lindolfo Simões, no centro da cidade, onde as várias atividades já estão sendo desenvolvidas desde o dia 23 de setembro último.