29/03/2024 06:08:09

16/09/2009 00:00:00

Especiais


Especiais

com gazetaweb - agenciaalagoas // janainaribeiro - fotos dulce melo

A Avenida da Paz, no bairro do Jaraguá, foi tomada por milhares de alunos das redes municipais e estadual de ensino na tarde desta quarta-feira (16) para comemorar os 192 anos da Emancipação Política de Alagoas. Este ano, a participação da comunidade escolar trouxe para as ruas o tema ‘Educar para Preservar — Patrimônio e Meio Ambiente’. A Polícia Militar estima que aproximadamente 70 mil pessoas participaram da festa. Dentre as autoridades presentes, o governador do estado, Teotônio Vilela, o procurador geral da Justiça, Eduardo Tavares, representantes do Corpo de Bombeiros de Alagoas (CB/AL), da Polícia Militar (PM) e da Polícia Civil e secretários estaduais.

A cada ano o desfile cívico escolhe uma temática para trabalhar o seu perfil histórico, cultural e social. É uma oportunidade que a Secretaria de Estado da Educação tem para ensinar aos alunos novos assuntos e conscientizá-los sobre a importância do aprendizado.

Agora em 2009, também participaram do desfile estudantes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar e as unidades de ensino da rede particular que voluntariamente se manifestam no sentido do festejar o 16 de Setembro. Dentre elas, estão as escolas Maria José Omena, Santa Tereza, Floriano Peixoto, Fundação Bradesco e Colégio Marista. A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Arapiraca também desfilou.

A abertura da festa ficou por conta da Banda do Corpo de Bombeiros Militar, que iniciou as comemorações tocando o Hino Nacional.

17 pelotões

As Coordenadorias de Ensino, que são 15 espalhadas por todo o estado, ficaram responsáveis, cada uma, por um pelotão. Além desses, houve ainda outros dois grupos formados pelos Núcleos de Educação Especial e da Educação de Jovens e Adultos. Foram 338 escolas envolvidas na festa.

Segundo a gerente de Expressões Artísticas e Culturais da Diretoria de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (DAC/SEE), Maria Beatriz Brandão Sá, o tema educar para preservar foi abordado pelos 17 pelotões. “Partimos dos seguintes princípios: é preciso preservar para conservar; a conservação é um desafio coletivo; o direito de aprender educação ambiental e educação patrimonial é um direito de todos, dentro e fora da escola. Temos a convicção de que a informação é à base do consumo responsável para uma convivência saudável com o planeta Terra”, explicou ela.

Programação

As comemorações alusivas à Emancipação Política de Alagoas começaram com a chegada do governador Teotônio Vilela Filho. Houve a tradicional queima de fogos de artifício, seguida da apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros, que executou o Hino de Alagoas. Logo depois, foi a vez das bandas da Polícia Militar e da Escola Tiradentes tocarem o repertório preparado para a data.

Os estudantes da Tiradentes abriram o desfile oficial e foram seguidos pelos alunos do município de São Sebastião, que trouxeram uma bandeira de cada uma das 102 cidades alagoanas.

E a festa também foi palco para o reconhecimento do trabalho de estudiosos, personalidades e pessoas que tiveram trabalhos prestados a Alagoas. Foram 40 homenagens, dentre elas, para Otávio Brandão, Paulo Pedrosa, Ivan Fernandes Lima, José Geraldo Wanderley Marques, Tânia de Maya Pedrosa, Zélia Maia Nobre, Dom Avelar Brandão Vilela e o senhor Tonho Pescador — incansável defensor do Rio São Francisco — de Penedo.

Na sequência, houve o desfile temático com os pelotões da rede estadual de ensino e das instituições convidadas. O ato cívico estudantil conta também contou com a presença da Escola Santos Ferraz, acompanhada da Banda Municipal de Taquarana, Banda Municipal de Passo de Camaragibe e foi encerrado pela Banda Afro Gungungá, de Viçosa.

Emancipação política

O Brasil ainda vivia sob o regime da Monarquia quando Alagoas, em 1706, foi elevada à condição de comarca, primeiro passo para o alcance de sua autonomia. Em torno de 1730 a comarca possuía cerca de 50 engenhos, 10 freguesias e razoável prosperidade. A emancipação política aconteceu em 1817, quando a comarca foi elevada à condição de capitania hereditária. A Primeira Constituição do Estado foi assinada em 11 de junho de 1891, em meio a graves agitações políticas, que assinalaram o início da vida republicana.Em 1839 a sede do governo foi transferida da antiga cidade de Alagoas (hoje Marechal Deodoro) para Maceió.Confira a galeria de fotos.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News