29/03/2024 01:49:30

15/09/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

Como parte integrante das ações da luta travada pelo governo de Alagoas para reduzir, ainda mais, a mortalidade infantil, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) capacitou, nesta segunda-feira (14), coordenadores da atenção básica de 24 municípios alagoanos.

O treinamento, que aconteceu no auditório do Maceió Mar Hotel, teve como foco a Vigilância de Óbitos Materna, Infantil, Fetal e por Causa Mal Definida, para que os profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) possam trabalhar no sentido de evitar a sub-notificação dos óbitos.

Para que isso aconteça, é necessário um trabalho integrado dos profissionais de atenção básica, segundo informou a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Sandra Canuto. De acordo com ela, para combater a mortalidade infantil se faz necessário “avaliar o que está acontecendo no município, traçar o perfil epidemiológico e montar uma estratégia para sanar o problema”, salientou.

Estratégia que vem sendo seguida pela Coordenação de Atenção Básica do município de Belém, que possui população estimada em quase 6 mil habitantes, e que foi um dos destaques durante a capacitação. Sandra Canuto informou que desde 2007 a cidade não registrou nenhum óbito materno, nem infantil e tornou-se referência entre àqueles que integram a região Agreste de Alagoas.

Para conseguir este feito, a coordenadora de Atenção Básica de Belém, Juliana Brandão, destacou que foi fundamental cobrir o município com 100% do PSF. “Nosso município é muito pequeno e graças a cobertura de 100% do PSF estamos conseguindo notificar todos os problemas que ocorrem e saná-los antes que as crianças venham a óbito”, revelou, ao informar que o Programa do Pré-Natal tem cobertura superior a 90%, demonstrando que esta tem sido uma das estratégias para reduzir a mortalidade materno-infantil.

Além de Belém, participaram da capacitação os coordenadores de Atenção Básica dos municípios de Taquarana, Traipu, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Major Izidoro, Mar Vermelho, Maribondo, Minador do Negrão, Quebrangulo, Tanque D’Arca, Branquinha, Ibateguara, Murici, Santana do Mundaú, São José da Laje, Colônia de Leopoldina, Flexeiras, Jundiá, Novo Lino, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema e Joaquim Gomes.

Fonte: Ascom Sesau



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News