com tudonahora // josenildo tôrres
Os moradores do Condomínio Bosque das Bromélias foram surpreendidos, na tarde desta sexta-feira, com a “visita” de duas cobras jibóias. Ambas mediam cerca de 1,5 m e foram levadas para a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
Elas foram transportadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), de acordo com o delegado Renivaldo Pinto, que é morador do local. Ainda de acordo com ele, “as duas jibóias devem ter migrado de uma reserva da Mata Atlântica, situada próximo ao condomínio”, que está situado próximo ao Conjunto José Tenório, no bairro Serraria.
Saiba mais
E de acordo com o portal Saúde Animal, há muitas histórias de jibóias enormes, com 10 ou até 15 m de comprimento, que estrangulam pessoas enroscando-se em seus corpos. Outras falam de jibóias que engolem vítimas três vezes maiores que elas ou que põem em fuga uma caravana inteira de exploradores.
Na verdade, de acordo com o site, são apenas histórias. Isso porque, na realidade, a jibóia é de índole pacífica, não é venenosa e nunca ataca o homem. Ao contrário, foge à sua aproximação. Raramente passa de 3 metros de comprimento. Toma como presa principalmente aves, mamíferos pequenos e lagartos grandes.
Ela apanha as suas vítimas ficando à espreita ou surpreendendo-as silenciosamente. Enrosca-se em torno delas e contrai o corpo até que a vítima não consiga respirar e morra sufocada. Engole a vítima tragando a cabeça primeiro e a digere devagar, caindo num torpor que dura às vezes diversas semanas. Despende pouca energia e pode ficar muito tempo sem comer.
Essa serpente vive nas florestas densas da América do Sul. Passa a maior parte do tempo nas árvores. Quando ameaçada, foge - mas muito lentamente. Pode também tentar assustar o inimigo silvando alto.