Para comemorar o Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto, a Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, preparou uma programação cultural com apresentações de grupos folclóricos da terra. A festa começa às 9h, em frente a Casa de Cultura, na Avenida Firmino Maia, e segue em direção a tradicional feira livre. A Embaixatriz de Cabo Verde no Brasil, Sara Pereira, já confirmou presença.
Venha reviver momentos do passado que continuam presentes com os grupos de guerreiro, coco de roda, reisado, pastoril, taieiras, banda de pífano, pagode, cantadores, poetas e repentistas. A Secretária de Cultura e Turismo, Karina Padilha Rebelo, disse que a feira foi escolhida como cenário da festa por ter elementos folclóricos. “Viçosa tem uma cultura muito viva, por isto preparamos uma agenda especial para o Dia do Folclore e o lugar apropriado para servir de plano de fundo para as apresentações é a feira livre, que por si só já é folclórica”.
O prefeito de Viçosa, Flaubert Filho, disse que a data é muito importante para o município e merece grande comemoração. “Nosso município tem uma história cultural muito forte. Temos guerreiro, reisado, pastoril, coco de roda e tantos outros folguedos que se destacam. Viçosa foi homenageada nesta sexta-feira. O Mestre Sebastião do Guerreiro, que é considerado Patrimônio Vivo da cultura alagoana, agora faz parte de uma série de selos dos Correios. Parabenizo o Mestre e a todos que mantém acesa a cultura da nossa Princesa das Matas. Nesta gestão temos dado apoio aos grupos e vamos continuar o trabalho de resgate cultural da cidade”.
As escolas municipais também comemoram a data. Nesta sexta-feira vários folguedos tiveram seu lugar de destaque na Escola São José, que aproveitou a data para homenagear o vice-prefeito de Viçosa e amante da cultura popular, Manoel dos Passos Vilela. Para o Dia do Folclore, a escola preparou uma manhã de apresentações folclóricas produzidas pela equipe dos órgãos municipais.
ascom-Prefeitura de Viçosa