03/10/2025 20:11:54

21/08/2009 00:00:00

Municípios

Municípios

agênciaalagoas 

O governador Teotonio Vilela Filho assina nesta sexta-feira (21), em Coruripe, a ordem de serviço para o início das obras de recuperação e conclusão da escola profissionalizante do Estado. A solenidade está marcada para às 11h.

O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, informa que a obra foi concluída e entregue em 2006. "Entretanto, ficou sem ser utilizada e sofreu degradação natural do tempo e da ação dos vândalos. Agora, o governo cumpre a promessa de recuperar a escola para beneficiar a comunidade da região sul do Estado”, disse.

De acordo com o superintendente de Expansão e Manutenção da Rede Física Escolar da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Raul Cleto, a obra é necessária para que a escola entre em funcionamento. “Para reinaugurar a escola será preciso recuperá-la. Fizemos uma carta convite para que esta obra seja concluída e seja reposto todo o material que foi quebrado e roubado”, afirmou o superintendente.

Cleto ressaltou que a obra está orçada em R$ 63 mil e deverá ser concluída no prazo máximo de três meses. “Os recursos serão do Tesouro Estadual. A construtora deve iniciar o processo de recuperação já a partir da próxima segunda-feira (24). Todo o mobiliário da escola já foi adquirido. Assim que ficar pronta a entregaremos à comunidade escolar”, acrescentou.

A superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da SEE, Stella Albuquerque, explicou que a recuperação vai começar agora em função da tramitação nos procedimentos para a compra de equipamentos. “Foram 12 processos de licitação. Todo este trâmite só chegou ao fim no término de 2008. O governador Teotonio Vilela assumiu o compromisso de reformar esta unidade e colocá-la para funcionar”, salientou.

A escola vai beneficiar a população da cidade de Coruripe e da região. “Em média, iremos atender cerca de 240 alunos por turno no ensino regular. Além disso, iremos oferecer cursos técnicos e de qualificação”, destacou.

“Os participantes dos cursos terão nova perspectiva de empregabilidade. Eles poderão optar por fazer um curso na área de artesanato, comércio, guia de turismo, cooperativismo, operador de micro, webdesign, Excel avançado, Photoshop, Coreldraw, design de produto, artesanato de materiais diversos, desenho de interiores de arquitetura e serigrafia. Iremos trabalhar em parceria com o Senac”, complementou Stella Albuquerque.