antonio aragão //
Embora somente no próximo dia 07, sexta feira, expire o prazo para a sentença nos autos que solicitam o afastamento do atual prefeito Areski Freitas, o conhecido Dr. Kil, requerido pelo candidato derrotado na eleição de 2008 Dr. Beto Baia, o Juiz da 21ª Zona Eleitoral Dr. José Lopes Netto poderá, a qualquer momento publicar sua decisão no rumoroso processo, que já tem o parecer do Dr. Tácito Yuri Promotor Eleitoral.
Novamente ouvido na manhã de hoje sobre o assunto, Dr. José Netto ratificou que se decidir pelo afastamento do Dr. Kil, assume imediatamente a Prefeitura o atual presidente da Câmara Municipal Edvan Correia, que deverá administrar o município e aguardar a realização de nova eleição no prazo de 90 dias; caso seja o TRE (onde tramita processo idêntico) que decida o afastamento do prefeito, este poderá recorrer a instancia superior no exercício do cargo, porém, em nenhum dos dois casos, o segundo mais votado Dr. Beto assumirá pelo fato do Dr. Kil haver conseguido mais de 50% dos votos validos do eleitorado palmarino, bem como qualquer que sejam as duas decisões, caberá recurso de ambas as partes.
Com relação ao despacho da promotoria, Dr. José Netto disse que analisa o posicionamento do MP com muito zelo, e como não quer cometer erros, “estuda minuciosamente cada peça processual para não cometer injustiça e mesmo porque pretendo permanecer em paz com minha consciência e a certeza do meu dever cumprido dentro do que estabelece a Lei”.
“A comunidade de União dos Palmares e os envolvidos no processo podem ter a mais plena convicção que qualquer que seja a decisão, esta será em consonância com a legislação eleitoral” disse o Julgador.