03/10/2025 20:11:56

03/08/2009 00:00:00

Especiais

Especiais

com alagoas24horas // flávia duarte

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciam nesta segunda-feira, dia 3, uma greve por tempo indeterminado em todo estado. Estão paralisadas as atividades em todas as Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito), JAs e na sede do órgão, no Pontal da Barra. A estimativa é de cerca de 1.200 pessoas deixem de ser atendidas diariamente com a paralisação das atividades.

A categoria afirma que a greve é a única forma encontrada para que o pleito seja atendido. Eles reivindicam reajuste salarial da ordem de 27,6%, sendo 21% linear e 6,41% de ajuste na tabela de todas as categorias profissionais.

De acordo o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinsdal), Abílio Gomes, a categoria está em negociação salarial desde fevereiro deste ano e até o momento nada foi resolvido. “Já esperamos vários prazos dado pelo governo e até o momento não chegamos ao reajuste. Sabemos que o reajuste de 27,6% é possível de ser dado, pois chegamos a este percentual depois dos estudos realizados por uma comissão nomeada pelo diretor presidente do Detran”, explicou Gomes.

Além do atendimento na sede do Detran, a paralisação atinge as 13 Ciretrans do estado e os quatro JAs. O sindicato ainda não sabe quanto o órgão vai deixar de arrecadar durante a greve e afirma que não haverá necessidade de manter serviços essenciais durante a greve.

A categoria exige ainda a valorização dos servidores com a elaboração e implantação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC), capacitação profissional, melhores condições de trabalho e defende a reabertura da escola pública de trânsito, para que haja redução no valor da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Nós reivindicamos a redução no valor da CNH para que a população tenha acesso. Foi reduzido um pouco do valor, mas não o suficiente para ser acessível à população. Por este motivo defendemos a escola pública de trânsito”, completou o sindicalista.

Os servidores em greve permanecerão acampados na entrada do órgão e realizam na manhã de hoje uma assembleia para lançar o cronograma de mobilização durante a greve.

Serviços mantidos

Em nota oficial, a assessoria de comunicação do Detran informa que "a paralisação parcial de servidores do Detran não interrompe a aplicação dos exames aos candidatos a motorista. Os exames teóricos (de legislação) práticos (de direção), que estão agendados, continuam sendo aplicados normalmente. Também o serviço de vistoria, no prédio-sede do Pontal, está pronto para atender aos usuários."