03/10/2025 22:01:33

21/07/2009 00:00:00

Municípios

Municípios

com cadaminuto// angelo farias

 

Na última quinta-feira (16) uma criança de dois meses deu entrada no Hospital Regional de Arapiraca com sintomas de gripe. Após ser iniciado o tratamento, o estado de saúde do bebê se agravou, chamando atenção dos médicos, que suspeitaram de ser um caso de gripe suína.

Um medico notou que a mãe da criança tinha sotaque diferente e indagou de onde ela era. A mulher informou que reside na Argentina há muitos anos e veio passar as férias com sua família em Arapiraca.

A Argentina tem registrado um grande número de infectados pelo vírus H1N1, e devido a isso os médicos pediram total isolamento da mãe e do bebê até a realização de exames.

Segundo médicos, enquanto eles acionaram uma ambulância do Sistema de Atendimento Móvel (SAMU), com profissionais treinados para o transporte de pacientes com gripe suína, a mulher argumentou que era só uma virose e aproveitou a distração dos funcionários para sair do hospital levando a criança e deixando todos em alerta.

O CADAMINUTO entrou em contato com Cida Bento, subsecretaria de saúde de Arapiraca, mas até o inicio da manhã de hoje (20), ela não tinha recebido nenhuma informação sobre o assunto e ficou surpresa por não ter sido comunicada de que se tratava de um suposto caso da gripe A.

Porém, a subsecretaria informou que uma equipe de epidemiologia esteve no Hospital Regional de Arapiraca para levantar dados sobre o caso e constatou que o período de risco, se fosse realmente um caso de gripe A, já haia passado, descartando assim a suspeita.

Em contato com o hospital regional de Arapiraca a enfermeira Ivaci ,informou ao Cada Minuto que não possuía informações concretas sobre o caso pois o plantão de atendimento realizado foi por outra enfermeira que só assume no próximo plantão mais não sobe precisar o que realmente aconteceu com a mãe e a criança que segundo informações saíram do hospital sem realizar os exames necessários deixando assim a população preocupada e em alerta com a gripe A e a popular gripe suína ,ate o momento não foram liberadas informações dos nomes nem endereços das mesmas