com alagoasemtemporeal // adalberto custódio
Neste domingo (19), o município de Lagoa da Canoa foi palco de uma das maiores manifestações religiosas em homenagem ao Padre Cícero Romão, conhecido entre os católicos como o Santo Nordestino. A prefeitura do município, através do prefeito Jair Soares Lira, devoto do religioso organizou e patrocinou a sétima edição da Cavalgada do Padre Cícero, em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e alguns empresários da região.
O evento deste ano, segundo os organizadores, foi um dos maiores já realizados. Mais de mil cavaleiros e amazonas se concentraram no povoado Mata Limpa, zona rural de Lagoa da Canoa, de onde partiram em direção a zona urbana da cidade. Num percurso com aproximadamente 7 quilômetros, o grupo recebia o carinho de populares por onde passava, incluindo os povoados Pau D’arco e Capim. A frente do grupo, um trio elétrico fazia a festa, sob o comando do cantor Evaldo Silva, conhecido por compor a música Rainha do Vaqueiro, uma das mais tocadas nas rádios nordestinas, e pela banda Fera Fatal. O cantor Ivaldo Maceió também marcou presença, cavalgando juntamente com o grupo.
O prefeito Jairzinho Lira, que fez questão de fazer o percurso em seu pomposo cavalo Tordilho, explicou o motivo da homenagem ao Padre Cícero acontecer sobre cavalos. “Padre Cícero Romão sempre andou a cavalo, peregrinando e levando a palavra de Deus para as comunidades mais distantes. Ele, que também foi prefeito em Juazeiro do Norte, se destacava pela admiração de todos. Se não tivesse morrido, provavelmente teria chegado a Presidência do Brasil”, disse o prefeito e devoto Jairzinho.
Diversas autoridades fizeram questão de participar da festa montados em seus cavalos. Entre eles estava a comitiva do município de Teotônio Vilela, de onde vieram o prefeito Peu Pereira; o ex-prefeito Florentino Santana; e o pároco local, padre Paulo. Ainda marcaram presença os ex-prefeitos de Feira Grane, Almir Lira; e de Coité do Nóia, João Sebastião; o presidente da Câmara de Lagoa da Canoa, o vereador Loro; a vice-prefeita Silvana, além de demais vereadores, secretários municipais e a primeira-dama Fabiana Lira.
Quem achava que cavalgada era coisa de homem se enganou. O público feminino também marcou presença maciça ao evento. Várias amazonas deixaram o salto alto de lado, calçaram as botas e fizeram montaria em seus cavalos. A primeira-dama Fabiana Lira liderou o grupo feminino durante o evento. As camisas e bonés utilizados pelos cavaleiros e amazonas foram adquiridos mediante a doação de dois quilos de alimentos, que serão doados para as famílias carentes de Lagoa da Canoa.
A noite, os participantes do evento se misturaram a população, para curtir um grande show musical que agitou a praça central da cidade. A banda Cavaleiros do Forró e Mano Valter fizeram a festa até o dia amanhecer.