gazetaweb - com colaboração de renée le campion
Cerca de três ônibus com 250 trabalhadores da Usina Utinga Leão estão a caminho de Maceió para realizar mais um protesto na manhã desta segunda-feira (13). Os funcionários prometem invadir o prédio do Ministério do Trabalho e Emprego, antiga DRT, no Centro de Maceió, para que suas reivindicações sejam atendidas.
Segundo Francisco Rocha, funcionário municipal de Rio Largo, os trabalhadores reivindicam o pagamento de quatro meses de salários atrasados, a manutenção dos empregos, direitos trabalhistas e a garantia da moagem. “Estamos levando um documento com nossas reivindicações, que será entregue por uma comissão aos senadores Collor e Renan, ao Ministério Público, DRT e ao governador Teotonio Vilela. Amanhã esse mesmo documento deverá ser entregue ao Lula”.
Ainda segundo Francisco, os funcionários da usina estão afastados há dois meses. “A usina não tem condições de sustentar os trabalhadores. O caso é crítico, do jeito que as coisas andam não dá para garantir a moagem neste ano. Até a energia já foi cortada. Os funcionários sobrevivem de cestas básicas doadas por algumas prefeituras” - declarou.
Ele disse também que ninguém sabe quem são os verdadeiros donos da Usina. “A venda foi feita ano passado e quem fez a intermediação foi o banqueiro Daniel Dantas, mas não sabemos quem são os atuais donos”, explicou.