04/10/2025 01:37:31

12/07/2009 00:00:00

Politica

Politica

com cadaminuto ..

Os deputados Taturanas, afastados do cargo após indiciamento da Polícia Federal, voltarão à Assembleia Legislativa. A informação, obtida pelo CADAMINUTO, dá conta de que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, derrubou a segunda liminar do juiz alagoano Gustavo Lima, que mantinha o afastamento dos parlamentares indiciados pela PF.

A decisão de Gilmar Mendes acatou o pedido do deputado Marcos Ferreira, impetrado pelo advogado Nabor Bulhões, que pedia a suspensão da liminar de Gustavo Lima, já que o processo, gerado a partir do inquérito da Polícia Federal, já corre na Justiça.

Procurado pela reportagem do CADAMINUTO, o deputado Antônio Albuquerque, em contato telefônico, garantiu ainda não ter tomado conhecimento da decisão de Mendes. "Não estou sabendo de nada, estou em viagem pelo interior", afirmou o parlamentar.

Taturana

A operação Taturana foi deflagrada, pela Polícia Federal, em dezembro de 2007. As investigações da PF revelaram um esquema onde foram desviados cerca de R$ 280 milhões dos cofres da Assembleia. O inquérito, presidido pelo delegado Jandelyer Gomes, teve como resultado 10 indiciados, entre eles um conselheiro do Tribunal de Contas, 15 deputados, 11 ex-deputados, dois prefeitos, três secretários municipais, cinco candidatos nas últimas eleições, seis bancários, 30 funcionários da ALE e 10 familiares de políticos.

Mais números

Total de volumes do inquérito policial principal: 13
Total de apensos com seus volumes: 330
Número total de folhas do inquérito policial: 94.325
Total de laudos produzidos: 233
Total de pessoas ouvidas: 399
Carros apreendidos: 30