03/10/2025 23:30:15

11/07/2009 00:00:00

Municipios

Municipios

com agênciaalagoas // graça carvalho

As instalações modernas e amplas da primeira Biblioteca Pública de Junqueiro, inaugurada quinta-feira (9), durante as atividades comemorativas de Emancipação Política do município, encantaram as autoridades e, principalmente, os beneficiados com o investimento.

O governador Teotonio Vilela Filho destacou a importância do Programa Livro Aberto, que vem patrocinando a implantação e modernização de bibliotecas no interior de Alagoas, com o apoio e acompanhamento da Secretaria de Estado da Cultura e do Sistema Alagoano de Bibliotecas. Na inauguração, o governador autografou exemplares sobre a vida e obra do seu pai, Teotonio Vilela, o Menestrel das Alagoas, na sala destinada aos autores alagoanos.

Para o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, a nova biblioteca deve se tornar referência em Alagoas, já que se trata de um espaço cultural multiuso, com sala para projeção de audiovisuais, telecentro (com 12 computadores), salas para o ensino de música, espaço para exposições e ambiente para apresentações musicais.

“O nosso papel é promover a capacitação técnica de todo o pessoal envolvido e auxiliar na formatação do projeto da biblioteca. Isso envolve a escolha do prédio, localização, verificação de condições físicas e dinamização dos espaços”, explicou a coordenadora do Sistema de Bibliotecas, Wilma Nóbrega.

Além da biblioteca de Junqueiro, este ano, já foram inauguradas as bibliotecas públicas de Limoeiro de Anadia, São Sebastião e Santana do Mundaú. Até o final deste ano, segundo, devem ser inaugurados espaços semelhantes em Senador Teotônio Vilela, Feira Grande e Coqueiro Seco.

“É importante ressaltar a adesão dos prefeitos ao Programa Livro Aberto. Eles têm demonstrado bastante interesse em garantir a continuidade das ações, sobretudo, quanto à nova concepção da biblioteca como espaço multicultural, aberto à comunidade”, afirma o secretário de Estado da Cultura.