03/10/2025 22:01:32

09/07/2009 00:00:00

Municipios

Municipios

com tudonahora // josenildo torres

Após fechar 17 escolas de Braquinha, porque 60% dos recursos repassados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) deixaram de ser enviados, a prefeita Ana Renata Moraes (PMDB) recebeu uma boa notícia: o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) retificou os dados enviados pela Secretaria de Educação. Assim, todos os 3.241 alunos matriculados foram inseridos no cadastro e o repasse do dinheiro proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) será normalizado.

Com isso, o município irá receber os 319 mil constitucionais e não mais R$ 130 mil como estava acontecendo até o mês passado, o que representava uma queda de quase R$ 200 mil no montante de recursos destinados à Educação. Diante desta notícia, a prefeita irá reabrir as escolas já na próxima segunda-feira e, com isso, o funcionamento da rede de educação municipal será normalizado.

Situação dramática

E a notícia do fechamento das 17 escolas, publicada em primeira mão pelo Tudo na Hora, chocou os alagoanos. Isso porque, a decisão foi mais um golpe para a educação de Alagoas, já que o Estado detém o maior índice de analfabetismo do Brasil, pois segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 29,5% dos alagoanos não sabem ler e escrever.