com cadaminuto // valteroliveira-colaborador
Numa prova de fé e devoção ao Padre Cícero Romão Batistas, romeiros do alto sertão alagoano, unidos em uma homenagem, partiram da cidade de Ouro Branco-AL com destino a Juazeiro do Norte-CE.
Os romeiros contam, com a idade de 27 a 73 anos, liderada pelo Senhor “Tonho de Moreninha” de 72 anos, que já percorreram o trajeto 53 vezes dentre elas cinco a pé e uma vez de bicicleta. Como tradição, os desbravadores formam um verdadeiro grupo de resistência aos esforços físicos deixando lições para muita gente.
A Equipe:
1. Antonio Pinto, 73 anos (12 viagens);
2. Jessione, 36 anos (3 viagens);
3. Macinho Santos, 33 anos (2 viagens);
4. Cicinho, 41 anos (2 viagens);
5. Cícero Candeiro Cardoso, 36 anos ( 1 viagem);
6. Sandro Amorim, 31 anos (1 viagem);
7. Djalma Júnior, 27 anos (1 viagem).
Sempre os romeiros escolhem o período de inverno para a empreitada, pois andar no sol causticante de verão traria dificuldades para as andanças, regadas a cantos e muita descontração para todo o grupo. Os aventureiros contam sempre com o apoio de um devoto fiél que, apesar de ser de Santana do Ipanema, sempre acompanha o Empresário Francisco Lemos, que já participou uma vez da caminhada pagando a sua promessa.
Acontecimentos como estes marcam a bravura do homem sertanejo e nordestino, que apesar das dificuldades mantém a fé acesa e fidelidade as tradições e suas crença.