03/10/2025 21:59:19

02/07/2009 00:00:00

Municipios

Municipios

agêncialagoas // viviane chaves

O município de Maribondo vai criar uma Coordenadoria de Promoção da Mulher. Este foi o resultado de um encontro que aconteceu, na manhã desta quinta-feira (2), entre a secretária da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Wedna Miranda, e o prefeito da cidade, José Márcio.

No encontro, Wedna Miranda fez uma explanação do trabalho que é realizado pelas cinco superintendências que compõem a pasta, colocando-as à disposição para uma parceria na execução das ações da coordenadoria municipal.

A secretária sugeriu que seja feita uma capacitação com os agentes públicos do município, no sentido de prepará-los para atender mulheres vítimas de violência, bem como trabalhar com a coordenação das escolas e dos postos de saúde com a finalidade de se criar uma rede de atendimento.

No que diz respeito aos projetos do governo federal para a mulher, Wedna Miranda também ofereceu apoio de técnicos da secretaria para a elaboração de projetos, conforme os editais publicados pela Secretaria Nacional de Política para a Mulher.
“Podemos pensar em atividades ocupacionais para as mulheres de Maribondo, em áreas afins como artesanato, construção civil e inclusão digital”, ressaltou Wedna Miranda. A secretária demonstrou pleno interesse em estabelecer uma parceira com a prefeitura de Maribondo para a execução de políticas públicas para as mulheres.

Como serviços disponíveis, a Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos oferece os serviços do Balcão de Direitos, com uma ação de cidadania; assim como os serviços do CAV Crime, serviço de denúncia onde as mulheres vítimas de violência doméstica podem buscar apoio e denunciar seus agressores. “Buscaremos parceiros para que sejam executadas as ações que não oferecemos”, assegurou a secretária.

Fazem parte da Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos as superintendências de Promoção dos Direitos e de Políticas para a Mulher; de Políticas de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos; de Proteção e Defesa do Consumidor; de Políticas Públicas para a Juventude e de Proteção e Garantia na Medida Sócio-Educativa.