03/10/2025 23:30:15

18/06/2009 00:00:00

Saúde

Saúde

com cadaminuto //

A Secretaria de Estado da Saúde informa que foi registrado outro caso suspeito de gripe A (H1N1) em Alagoas. A paciente é do sexo feminino, 32 anos, residente em Maceió, que esteve recentemente na Argentina e Uruguai.  No último sábado, ela apresentou sintomas como febre, tosse seca, dores musculares e nos olhos, cansaço e congestão nasal. Este é o 7º caso suspeito registrado no Estado.

A paciente foi atendida no Hospital Escola Helvio Auto, onde foi realizada a coleta do exame pelo Lacen (Laboratório Central), que já enviou a Fiocruz. E logo foi iniciado o tratamento terapêutico preconizado pelo Protocolo de Procedimentos para o Manejo de Casos e Contatos de Influenza A (H1N1) do Ministério da Saúde.

De acordo com a enfermeira plantonista do CIEVS (Centro de Informações de Estratégias em Vigilância de Saúde), Waldinea  Maria da Silva, durante o período provável de transmissão, a paciente teve contato próximo com quatro pessoas, número que pode aumentar após a lista do vôo apresentado pela Anvisa. E logo iniciou o tratamento terapêutico preconizado pelo Protocolo de Procedimentos para o Manejo de Casos e Contatos de Influenza A (H1N1) do Ministério da Saúde.

“Como ela não apresenta fatores de riscos para complicações foi liberada e orientada a manter isolamento domiciliar por 7 dias ou até a liberação do resultado do exame. Seus contatos foram orientados a manter quarentena domiciliar voluntária e medidas de precaução. A paciente e seus contatos serão monitorados diariamente pelo CIEVS  durante o período estabelecido”, afirmou a enfermeira.