com gazetaweb //
O desembargador Orlando Manso, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), decidiu - conforme publicação no Diário Oficial desta quinta-feira - acolher recurso especial interposto por Rosa Benvida Vieira Cavalcanti, mais conhecida como Rosinha (PHS), da coligação “Todos pela Barra”, que ficou em segundo lugar na disputa pela Prefeitura do município de Barra de São Miguel, em 2008. Ela foi derrotada pelo prefeito reeleito, Reginaldo Andrade (PTB), da coligação “Trabalho e Respeito”, que obteve 1.575 dos votos válidos (38% do total), contra 1.450 votos (35%) de Rosinha.
No último dia 18 de abril, o pleno do TRE havia decidido pelo retorno de Andrade ao cargo. Ele foi acusado de distribuir material de construção em troca de votos, durante campanha à eleição municipal. Contudo, por cinco votos a 1 - o único voto dissidente foi o do desembargador Orlando Manso -, o pleno decidiu reformar a decisão da juíza Nirvana Mello (titular da 18ª Zona Eleitoral) e que culminou com o afastamento de Reginaldo Andrade, em dezembro do ano passado. À época, a magistrada acatou ação proposta pelo promotor Magno Alexandre Moura.
Na ação, o Ministério Público Estadual pediu que o prefeito reeleito Reginaldo José de Andrade e o seu vice, George Raposo Neto, não fossem diplomados e tivessem o registro de candidatura cassado. Mês passado, quando da decisão pelo retorno de Reginaldo, o relator do processo, o corregedor regional eleitoral e juiz federal André Granja afirmou considerar insuficientes as provas contra o gestor público.
O recorrido, Reginaldo Andrade, foi intimado a apresentar contrarrazões ao recurso.