antonio aragão com geremias brito e reginaldo santos ‘Nau’ (colaboradores)
Por volta das 14,30h deste domingo (31), dois elementos identificados como José Francisco da Silva 26 anos, residente na Rua 12 de outubro 126, e Givaldo Gomes da Silva, de 19 anos, residente na Rua XV de Novembro, 204, ambos em Canhotinho - Pernambuco, e que portavam um revolver de plástico, uma peixeira de 10 polegadas além de uma terceira arma, provavelmente uma pistola que a policia não conseguiu achar, assaltaram o supermercado São José localizado na Rua São Pedro, no centro comercial de São José da Laje, no exato momento em que o empresário e dono do estabelecimento Geraldo Brito contava a féria do dia (aproximadamente 20 mil reais) e separava as notas de maior e menor valor para então recolher o dinheiro em um cofre.
“Foi tudo muito rápido, e quase não deu tempo para me conscientizar do que acontecia. Conversava com o amigo e também dono de supermercado José Petrônio Fonseca (que teve tomado pelos ladrões sua carteira porta cédulas com R$ 3.500,00 e o celular) e quando levantei a vista recebi a ordem de não olhar para o ladrão e entregar todo o dinheiro; ao olhar para o lado, vi o Petrônio com os braços para o alto e também sob a mira de outra arma (o revolver de brinquedo). Não tive alternativa, a não ser obedecer para evitar uma tragédia” disse Geraldo Brito na delegacia regional de União dos Palmares ao escrivão Genivaldo Lopes.
Os bandidos só não contavam com um detalhe: a ação foi presenciada por dezenas de populares que recentemente assistiram uma seria de assaltos e viveram momentos de terror, e que reagiram de imediato tentando prender os dois meliantes, gerando uma perseguição que também contou com a participação de policiais militares do GPM daquela cidade e da Guarda Municipal, cujos veículos foram atingidos por disparos.
Encurralados e sem munição, os ladrões tentaram se separar, mas foram alcançados pelos populares no campo de futebol na cidade (José Francisco) e na Rua Josefa Daniel em um centro residencial na periferia da cidade onde Givaldo adentrou a residência na senhora Sueli, mas quando viu o comparsa apanhando da população, aguardou a chegada da policia e se entregou, e quase gerou um conflito entre os envolvidos na perseguição e os populares que ainda lincharam os dois suspeitos, mas foram removidos para União dos Palmares, longe da fúria dos populares.
Ambos estão a exemplo das vitimas, prestando depoimento ao escrivão Genivaldo Lopes e ao Delegado de plantão Oldemburgo Paranhos, cujo inquérito deverá ser presidido pelo Delegado Cícero Lima titular da Regional. Doze mil reais foram recuperados para o Supermercado e R$ 800,00 para Jose Petrônio. O restante do dinheiro foi jogado fora pelos assaltantes em fuga, estando a policia procurando quem apanhou as quantias que faltam.
Também foi registrado na Delegacia Regional de União dos Palmares o assassinato de Daniel Marques da Silva, de 19 anos de idade residente na Rua Janete Araújo em Ibateguara que foi abatido por um primo, que após matar a vitima a tiros e facadas, tomou destino ignorado, estando agora a policia em seu encalço. Segundo o escrivão Genivaldo Lopes, a vitima já tinha passagens pela Delegacia Municipal daquela cidade O IML recolheu o corpo para necropsia em Maceió por não existir na região médicos legistas credenciados pelo estado.