Na última quarta-feira (20), enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e estudantes da área de saúde participaram de um evento alusivo a Semana da Enfermagem. A programação, que contou com palestras e debates sobre assuntos relacionados a área, foi idealizada pela prefeitura de Pão de Açúcar, através da Unidade Mista Doutor Djalma Gonçalves dos Anjos, em parceria com a Faculdade São Vicente de Paula (Fasvipa).
O evento, aconteceu no auditório daquela faculdade e contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, que acompanharam atentamente as palestras ministradas pelo biomédico Rafael Toledo Silva Campos, que abordou o tema “Biossegurança”, e pelo antropólogo Siloé Amorim, que abordou o tema “Humanização na Assistência a Saúde”.
Na primeira palestra, o biólogo Rafael Toledo apresentou uma pequena síntese sobre o trabalho que quatro profissionais da área de biomedicina vêm desenvolvendo no município, onde está sendo implementado um projeto para a prevenção de acidentes com material biológico. Já na segunda palestra, o antropólogo Siloé Amorim falou sobre a importância de uma relação salutar entre profissionais e pacientes e vice-versa, frisando que o mais importante desta relação é a preservação da vida.
Ao final da palestra, o diretor da Unidade Mista de Pão de Açúcar, o médico Eraldo João, disse ter ficado satisfeito com o evento e que continuará lutando por melhorias na saúde do município.
“Quando o assunto é saúde nunca devemos nos acomodar. A cada dia devemos estar lutando para buscar melhorias que, conseqüentemente, refletirão em avanços na qualidade de vida de nosso povo”, disse o médico.
AGENDA – A Unidade Mista Doutor Djalma Gonçalves dos Anjos, em parceria com o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CREMAL) estará realizando, na próxima quarta e quinta-feira (27 e 28), o primeiro Curso de Antiobioticoterapia. O evento será coordenado por renomados infectologistas do Estado de Alagoas, entre eles: José Maria Constant, André Constant e Fernando Pedrosa.
O curso será ministrado no auditório daquela unidade hospitalar e terá como público alvo médicos, odontólogos e farmacêuticos.