04/10/2025 03:11:10

24/05/2009 00:00:00

Municipios

Municipios

O Distrito de Canafistula de Frei Damião localizada a 8 quilômetros da sede do município e possui uma grande importância econômica pela sua agricultura familiar com uma vocação para o cultivo da pinha além da tradicional feira de gado realizada semanalmente.

A segunda edição do Governo Itinerante em Canafistula teve como prioridade a agricultura familiar com a distribuição de sementes de caju anão precoce e muda de pinha através da Secretaria Municipal de Agricultura. Na oportunidade, o engenheiro agrícola, Alberto Espinheira, realizou palestra sobre a cultura da pinha, principal atividade agrícola da comunidade. O outro tema foi o cajucultura abordando os temas plantio, clonagem, substituição de copa de cajueiro improdutivo, colheita e industrialização.

De acordo secretário de Agricultura, Luciano Monteiro, foi firmada uma parceria com o governo do Estado, Sebrae e Prefeituras sobre a coordenação dos grupos gestores APL da pinha e da secretaria municipal de Agricultura de Palmeira dos Índios serão disponibilizados dois agrônomos e dois técnicos no sentido da revitalização da cultura da pinha.

Na ocasião, o secretário de Agricultura, anunciou o retorno do Festival da Pinha que será realizado na segunda quinzena do mês de agosto em Canafistula de Frei Damião com uma vasta programação. No evento foram distribuídas no distrito, 31 mudas de caju anão precoce além de Nin e Craibeira a arvore símbolo de Alagoas.

Segundo Luciano Monteiro, serão implantados 500 jardins clonais de cajueiro anão precoce. Monteiro explicou que uma área de 50 hectares da fruta produzem em um período de sete meses no ano, por hectare, 1.300 quilos de castanha e 12 mil quilos da fruta.  “Existe mercado para ambos os produtos em nível estadual e nacional e até internacional com a exportação de polpa. Foram beneficiados 300 produtores familiares e serão implantadas 30 unidades modelo que servirão para a realização de dia de campo onde serão treinados os produtores de pinha e caju da região de três municípios, Igaci, Palmeira dos Índios e Estrela de Alagoas”, afirmou Luciano Monteiro.

Durante oito dias que antecederam o Governo Itinerante, a equipe da produção animal da Secretaria da Agricultura em parceria com a secretaria estadual da Agricultura e a Cooperativa Agropecuária de Cascavel do Paraná realizou uma campanha de sanidade preventiva do rebanho bovino em Palmeira dos Índios. Foram treinados produtores familiares, vaqueiros, sobre aplicação de medicamentos veterinários no combate a endoparasitas.

Paralelo as ações da pasta da agricultura, todas as secretarias marcaram presença com a prestação de serviços a comunidade a exemplo da secretaria de Saúde, Ação Social, Mulher e Minorias, além da presença da equipe da Justiça do Trabalho com participação da juíza, Caroline Beltrão que ofereceu sua contribuição ao programa prestando esclarecimentos sobre questões trabalhistas e as ações que são prestadas à população pela Justiça do Trabalho em Palmeira dos Índios e região.

Revitalização das barragens comunitárias

O Governo Municipal de Palmeira dos Índios, também deu prioridade a revitalização das barragens comunitárias em assentamentos e povoados de todo o município. Os pequenos açudes também estão incluídos neste programa de revitalização que tem como principal objetivo o fortalecimento da agricultura familiar e a produção de alimentos.

O programa atende além dos assentamentos a comunidade quilombola na zona rural de Palmeira dos Índios. Serão realizados peixamento em todas as barragens e açudes, com distribuição de 120 mil alevinos.
 

por Assessoria