04/10/2025 03:10:44

15/05/2009 00:00:00

Saúde

Saúde
com tudonahaora // elaine rodrigues e sidney tenório

A maternidade Santa Mônica atendeu no ano passado quase o total de gestantes com o vírus da Aids, que foram notificadas em Alagoas. Os números foram passados agora há pouco, pela coordenadora do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar, Edvânia Salvador.

De acordo com a coordenadora, foram 41 casos, enquanto que, em todo o Estado, foram registradas 56 mulheres grávidas com o HIV. O número é considerado alto, mas a Santa Mônica conta com o teste rápido de Aids, que, no caso da presença do vírus, possibilita a aplicação de medidas para impedir o contágio do bebê.

Edvânia Salvador explicou que o protocolo do Ministério da Saúde determina a aplicação de AZT, um coquetel contra o vírus, durante a cesariana. Já a criança deve tomar um xarope de AZT e fica em acompanhamento durante pouco mais de 40 dias.

Contaminação

Nesses casos, os bebês têm 0 a 1% de chance de se contaminarem com o vírus da Aids. O levantamento da Santa Mônica ainda mostrou que há 65% de chances da contaminação ser por parto, 35% de chances de ser por pré-natal e 22% de chances por ser pela amamentação.