com o jornal-al // carolina sanches
Equipes do Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (7º GBM) desencadearam, na manhã de ontem, uma operação para combater o comércio e o armazenamento ilegal de botijões de gás de cozinha no município de Feira Grande. Foram apreendidos 262 botijões de gás em dois estabelecimentos comerciais.
O 7º GBM, sediado em Arapiraca, está intensificando as fiscalizações de revendas de botijões de gás de cozinha em locais inadequados. A ação faz parte de um trabalho preventivo que vem sendo realizado nos últimos seis meses, em Arapiraca. Em Feira Grande, equipes com 15 bombeiros recolheram os botijões de gás armazenados de forma irregular em um depósito e um mercadinho.
De acordo com o tenente Moisés, um dos estabelecimentos não possuía projeto de segurança contra incêndio e o outro estava com a documentação incompleta. “O armazenamento de botijões de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) precisa atender às normas de segurança, que prevêem, entre outros itens, o número máximo de botijões, a área mínima de armazenamento, as dimensões das portas de acesso e a distância de locais de aglomeração de público”, ressaltou.
O tenente informou que o objetivo da ação é coibir a venda ilegal do produto, que vem sendo comercializado, em alguns estabelecimentos comerciais, sem nenhuma norma de segurança. Baseado em portaria expedida pelo Ministério das Minas e Energia, o tenente explicou que, mesmo dentro dos “gaiolões”, o produto não pode ser armazenado próximo à parede dos revendedores.