04/10/2025 03:09:32

12/05/2009 00:00:00

Especiais

Especiais
Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência à data de nascimento de uma enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra - Florence Nightingale. A profissão, hoje regulamentada, nasceu voluntária: as primeiras enfermeiras eram voluntárias que ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras.

Doze de maio também é a data que marca o início da Semana da Enfermagem, que se encerra em 20 de maio – quando morreu a enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira – Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

Hoje, para exercer a profissão é necessário frequentar a cursos de nível técnico ou superior e registrar-se no Conselho de Enfermagem do Estado. Por esses motivos, a profissão é ciência, é técnica e em função da atuação dos conselhos, exige-se que seja desempenhada com ética. Estudiosos entendem a Enfermagem, ainda, como arte, porque só com a sensibilidade da arte é possível perceber o outro, cuidar do outro, ouvir, acalentar, acompanhar.

A classe já conta com mais de 1,3 milhão profissionais em todo o país, divididos em atendentes (nível elementar), auxiliares de enfermagem (nível médio), técnico de enfermagem (nível técnico) e enfermeiro (nível superior), de acordo com a complexidade das ações. A enfermagem é a responsável pelo bem-estar do paciente nas 24 horas do dia, através do acompanhamento do quadro clínico, execução dos tratamentos prescritos (alimentação, higienização, administração de medicamentos) e ainda oferecendo orientação sobre prevenção de doenças e manutenção da saúde e conforto à família.

A Enfermagem em Mato Grosso - os profissionais de enfermagem estão presentes em todas as etapas do restabelecimento da saúde e da prevenção de doenças – da educação à execução de atividades técnicas. Do centro cirúrgico, passando pela emergência, programas de saúde do governo, postos de saúde, à formação de mais profissionais, a figura do profissional de enfermagem é essencial. Estima-se que 55% dos trabalhadores da saúde são da Enfermagem, dentre ao menos 14 profissões regulamentadas. Sem a presença da Enfermagem, não há condições de promover a saúde e haveria um colapso.

No Estado, há cerca de 14 mil destes profissionais legalmente registrados no Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (COREN-MT). Mais que outras profissões, as atividades da saúde devem ser fiscalizadas, pois qualquer erro pode provocar prejuízos à vida de alguém. Acompanhar, orientar e fiscalizar as ações da Enfermagem é estritamente necessário, tendo em vista que esse profissional participa de todo o atendimento do paciente. Em Mato Grosso, essa é a obrigação do COREN-MT, que visita todas as unidades de saúde do Estado ao menos uma vez por ano.

É dessa forma que pessoas que exercem ilegalmente a enfermagem são afastadas e o risco de que a profissão seja desempenhada por leigos é reduzido.


gazetadigital-cuiabá // silvana ribas