04/10/2025 03:06:56

12/05/2009 00:00:00

União dos Palmares

União dos Palmares

com agêncialagoas //

Cerca de cinco hospitais de Maceió e de municípios alagoanos vão disponibilizar leitos de apoio para os pacientes que estão internados no Hospital Escola Hélvio Auto, caso aumente o número de pessoas com suspeita de gripe A. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (11) pela superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Sandra Canuto, que esteve reunida com os integrantes do Comitê de Enfrentamento à Gripe A. Nova reunião está marcada para esta sexta-feira.

Os hospitais que vão dispor leitos para os pacientes do Hélvio Auto são, o Ib Gatto, de Rio Largo; São Vicente de Paula, União dos Palmares; Santa Casa de Misericórdia, de São Miguel dos Campos e Maceió; além do Sanatório, que definiu a disponibilização de sete vagas para portadores de tuberculose. Os demais ainda estão analisando quantas vagas terão disponíveis.

Ainda na reunião o comitê decidiu que fará adequações no plano de emergência, como também, deverá realizar capacitações para os servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de algumas unidades de saúde. Segundo Sandra Canuto, a Sesau irá adquirir mais Equipamentos de Proteção Individual (EPI), bem como irá solicitar ao Ministério da Saúde.

Na próxima sexta-feira (15), às 15h, na Sesau, o Comitê de Enfrentamento à Gripe A voltará a se reunir para fazer uma avaliação da situação. Caso haja necessidade, os integrantes do comitê serão convocados para uma reunião extraordinária.