04/10/2025 03:11:12

11/05/2009 00:00:00

Municipios

Municipios

Depois de trinta e três anos de sofrimento com as enchentes, os setenta moradores da comunidade que leva a inusitada denominação de “Buraco do Seu Priqüito”, no município de Marechal Deodoro, vitimados pelas ultimas chuvas que destruiu mais de oito barracos, vão ter residências dignas com a construção de cinqüenta imóveis que irão beneficiar todos os moradores. A informação foi prestada pelo prefeito Cristiano Matheus, que, junto à bancada federal em Brasília, conseguiu recursos para a construção das casas.

”Quando assumimos a prefeitura de Marechal Deodoro, com o aval da população, uma das primeiras preocupações era com essa comunidade que ao longo dos anos vinha sofrendo com as enchentes que destruíam seus barracos. Junto às secretarias de Defesa Social e de Infraestrutura, encontramos mecanismos para colocar essas famílias desabrigadas em uma creche, onde estão tendo total assistência, na medida em que vamos edificar um galpão para abrigar a todos, enquanto construímos cinqüenta residências para abrigar a toda comunidade que reside na área do Pólo, conhecida como “Buraco do Seu Priquito”, disse o prefeito Cristiano Matheus.

Depois da destruição de oito residências (barracos) localizadas às margens da lagoa Manguaba, na comunidade denominada “Buraco do seu Priquito”, o prefeito Cristiano Matheus, sensibilizado com a situação dos moradores do Buraco, que tiveram as residências destruídas pelas chuvas, determinou a Secretaria de Assistência Social do município o remanejamento das famílias para a creche, localizada na comunidade de Santa Rita, onde estão recebendo café da manhã, almoço e jantar. A preocupação com o bem-estar do povo, que vem sendo prestada pela administração municipal foi destacada pelas vitimas da enchente. São setenta pessoas entre adultos, jovens e a maioria crianças.

Gratidão ao prefeito

A moradora Maria Francisca dos Santos Lima, disse para a reportagem que pela primeira vez depois de 33 anos de sofrimento, finalmente um administrador municipal, resolve recolocar uma comunidade que ao longo dos anos vem sofrendo com o problema de enchentes. “Tomamos conhecimento de que o prefeito vai construir residências não só para os moradores dos oito barracos que foram destruídos pelas chuvas, mas para todos os moradores do Buraco. Estamos aqui na creche, aguardando que ele nos coloque em um galpão com toda a assistência que agora estamos recebendo até que as cinqüenta residências sejam construídas“, destacou Maria Francisca.

Reivindicação escolar

“Queremos aproveitar a oportunidade para fazer uma reivindicação à Secretaria Municipal de Educação, para que envie veículos para o deslocamento de nossas crianças para as escolas. Desde quando chegamos à creche que nossos filhos estão sem freqüentarem as aulas e nos preocupamos principalmente no que diz respeito a freqüência, porque estamos a iminência de perdermos os benefícios do Bolsa Escola, por causa disso. Só isso é que estamos pedindo ao prefeito”, disse a doméstica Otávia dos Santos, mãe de quatro filhos menores.
 

com alagoasemtemporeal // cícero santana