04/10/2025 03:11:11

11/05/2009 00:00:00

Municípios

Municípios

com agêncialagoas //

O município de Tanque D’Arca, distante 104 km de Maceió, foi contemplado, nesta sexta-feira (8), com a implementação de projetos da Universidade Aberta do Brasil (EAD), de educação à distância, que é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, envolvendo estudantes e professores no desenvolvimento de atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Além de Tanque D’Arca, mais 14 municípios alagoanos foram beneficiados pelos projetos. Iniciativa foi confirmada pelo secretário nacional de Educação à Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowiky, que veio ao Estado acompanhar o andamento das ações. Durante a reunião, que aconteceu no Palácio República dos Palmares, Carlos Eduardo garantiu ao prefeito de Tanque D’Arca, Roney Tadeu Valença (PPS), que o projeto será implantado ainda este ano.

“Esse trabalho de implantação só terá êxito se todos os gestores, governos estaduais e municipais, além das universidades públicas envolvidas, engajarem-se”, ressaltou o secretário do MEC. Ele lembrou que dentro do pacto os eixos principais são a infra-estrutura que será oferecida pelas prefeituras e governos estaduais, a capacitação de pessoas e a gestão nas escolas envolvidas no projeto da Universidade Aberta. “Nós acreditamos nesse trabalho em Alagoas, porque será dado, com certeza, um passo a mais na educação”, completou o secretário.

Roney Valença afirmou que se coloca à disposição para a implantação da universidade. “Inclusive, já temos o local, que será nas instalações do grupo escolar Lamenha Filho, no povoado Vila Aparecida, em Tanque D’Arca”, frisa Roney, ressaltando que essa ação é uma conquista para o município.

Carlos Eduardo frisou ainda que sentiu disposição do secretário estadual de Educação, Rogério Teófilo (PPS), para tocar o projeto em Alagoas, que pretende proporcionar a formação de professores da rede pública estadual de ensino.

“Alagoas é um dos Estados que fazem parte do Pacto pela Educação e, como tal, essa implantação do Universidade Aberta é fundamental”, destacou o vice-governador José Wanderley, que se fez presente ao evento. Além de Wanderley, representantes de várias instituições de ensino público médio e superior do Estado e vários prefeitos estiveram presentes ao encontro com o secretário do MEC.

Para adiantar o trabalho, a SEE já agendou visitas aos municípios onde serão instalados os polos para conhecer, in loco, a capacidade de atendimento de cada uma das unidades.

Um dos projetos é o da Formação Inicial de Professores que será dada em módulos aos finais de semana e de forma semipresencial. A formação terá duração de um ano e meio. A maior demanda será na região do sertão, onde o índice de professores sem a devida formação é grande.

O planejamento do Projeto Institucional de Formação Inicial de Professores destinado aos educadores da rede pública estadual que não possuem graduação está sendo acordado com as universidades. Essas instituições formadoras irão trabalhar a parte pedagógica do projeto.