com tudonahora //
O árbitro alagoano Manoel Amaro de Lima, de 62 anos, faleceu, neste sábado, na cidade de Recife (PE), onde residia e estava internado em virtude de uma úlcera. Manoel Amaro, considerado um dos grandes árbitros do futebol brasileiro, apitou o milésimo gol de Pelé, na partida do Santos contra o Vasco da Gama, no estádio do Maracanã, em 19 de novembro de 1969.
Eram 34 minutos do segundo tempo, quando Pelé foi derrubado dentro da área vascaína pelo zagueiro Fernando. Manoel Amaro marcou o pênalti que foi cobrado e convertido pelo próprio Pelé.
”Quando soube que iria apitar aquele que poderia ser um jogo histórico, não mudei em nada a minha rotina. Procurei enxergar como apenas mais uma partida”, disse Amaro, em entrevista ao site supervasco.com.
Nascido a 5 de outubro de 1946 na cidade alagoana de Murici, Manoel Amaro de Lima tinha apenas 17 anos e meio, quando iniciou a carreira, apitando partidas amadoras. Seu primeiro jogo como profissional foi uma decisão de turno do campeonato alagoano, entre CRB e Penedense.