18/10/2024 07:19:19

04/05/2009 00:00:00

Polícia


Polícia

com tudonahora // josenildo torres

Um incêndio ocorrido na madrugada deste domingo destruiu o Centro Estratégico de Vigilância em Saúde (Cieves), que funciona no Laboratório Central de Alagoas (Lacen), situado na Rua Ernesto Gomes Maranhão, bairro Jatiúca, em Maceió. Segundo informaram os seguranças do órgão ao Tudo na Hora, provavelmente o incêndio foi ocasionado por um curto circuito, já que minutos antes do suposto acidente, um caminhão de lixo colidiu contra um poste situado próximo ao laboratório, provocando uma descarga elétrica que carbonizou todo o mobiliário do setor, além de computadores e documentos.

O incêndio, que não deixou ninguém ferido, foi debelado pelos agentes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), mas a causa só deve ser apontada após a conclusão do laudo emitido pelo órgão. Felizmente o fogo não atingiu nenhum outro setor do Lacen/AL, que tem a atribuição de realizar exames laboratoriais de média e alta complexidade, além de coordenar a Rede Estadual de Laboratórios, produzindo informações que orientem ações eficazes para a promoção da Saúde Pública em Alagoas.

Servidores da instituição, acompanhados da diretora Telma Pinheiro e da secretária adjunta de Estado da Saúde, Júlia Levino, trabalharam durante todo o domingo para garantir o funcionamento da instituição, que em decorrência do incêndio teve o fornecimento de energia afetado. Com o apoio de técnicos da Companhia Energética de Alagoas (Ceal) os laboratórios onde estão acondicionadas amostras biológicas e kits utilizados na realização de exames tiveram a energia elétrica restabelecida no final da manhã.

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou ao Tudo na Hora que o titular da pasta, Herbert Motta, solicitou que medidas fossem adotadas no sentido de não comprometer o funcionamento da instituição. Para isso, técnicos ligados à Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) trabalharam no sentido de reorganizar o órgão, para não afetar o seu funcionamento a partir desta segunda-feira.

“Queremos tranqüilizar os alagoanos no tocante ao funcionamento do Lacen/AL, já que nenhum laboratório foi atingido. Evidenciamos que ele funcionará normalmente a partir desta segunda-feira, sem trazer prejuízos à população, pois medidas emergenciais já foram adotadas no sentido de o incêndio que atingiu o Cieves venha a comprometer o trabalho realizado pelo órgão, que é referência em Alagoas na realização de exames laboratoriais de média e alta complexidade, relacionados a doenças de notificação obrigatória, a exemplo da Aids”, garantiu a secretária adjunta de Estado da Saúde, Júlia Levino, por meio da Ascom da Sesau.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 64
Google News