18/10/2024 05:36:18

02/05/2009 00:00:00

Brasil


Brasil

com sertão24horas //

Mais de 150 mil pés de maconha destruídos pela Polícia Federal (PF) e 12 inquéritos policiais instaurados – este é saldo da Operação Catingueira II, deflagrada na última terça-feira (28), nos municípios de Orocó, Cabrobó e Belém do São Francisco, no Sertão pernambucano.

No total foram 153.671 pés de maconha destruídos, que, se transformados em maconha pronta para o consumo, seria o equivalente a 51 mil quilos da droga. O saldo ainda contabiliza a erradicação de 103.520 mudas, 64 plantios e 104 sementeiras.

Os 12 inquéritos policiais instaurados visam descobrir os responsáveis pelos plantios. A logística da operação conta com o auxílio de helicópteros da Polícia Federal, embarcações, cães farejadores e sistemas de telecomunicações.

Coordenada pela Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, a operação conta com a participação de mais de 70 policiais federais de vários estados e Corpo de Bombeiros Militares de Pernambuco.

A operação é a continuidade do conjunto de ações contra o tráfico de substâncias entorpecentes implementadas pela Coordenação Geral de Prevenção e Repressão aos Entorpecentes (CGPRE), órgão central da Polícia Federal, em Brasília-DF.

Essas medidas têm como finalidade imediata evitar que as drogas, principalmente a maconha, cheguem ao mercado consumidor e de forma mediata causar prejuízo financeiro aos traficantes, inclusive os financiadores.

Nas últimas operações de erradicação – Clareira II e Catingueira I - a PF destruiu mais de 870 mil pés de maconha, o que é equivalente a 290 mil quilos da substância entorpecente ou o equivalente a cerca de R$ 43 milhões caso a droga fosse comercializada.

 



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 63
Google News