04/10/2025 03:12:44

29/04/2009 00:00:00

Municipios

Municipios

A Secretaria de Saúde de Murici em parceria com o Instituto Oftalmológico de Alagoas (Iofal), garantiu atendimento médico gratuito a pessoas que sofrem de glaucoma. As consultas foram realizadas em duas etapas. Na primeira foram atendidas 108 pessoas e diagnosticados 25 casos. Já na segunda etapa foram 103 pacientes sendo diagnosticados 39 casos. Além das consultas, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a entregar gratuitamente colírio, que tem um valor muito alto no mercado, usado para manter a pressão ocular estável.

A doença avança em silêncio e vai agindo lentamente até o portador perceber haver algum erro com os olhos, já há uma perda de 40 a 50% das fibras nervosas que constituem o nervo óptico (via que conduz as impressões visuais do olho até o cérebro). “Por esta razão, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as possibilidades de ajudar os pacientes. Vale lembrar que 80% da informação que o ser humano adquire na vida é captada pela visão e esperar a doença se desenvolver é o pior caminho”, diz o secretário de Saúde, José Medeiros.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma atinge hoje mais de 900 mil brasileiros. Apesar disto, o problema pode ser controlado. Para detectar a existência da doença é necessário fazer regularmente exames de medição da pressão ocular e de fundo de olho, que podem ser realizados por um especialista, para que possa ser descoberto no começo.

Fonte: Assessoria