com primeiraedição //
O Governo do Estado dá inicio na próxima semana ao processo de descentralização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A iniciativa beneficia, nesta primeira etapa, os municípios de Palmeira dos Índios, Penedo, União dos Palmares e São Miguel dos Campos. Na segunda (27) e na terça-feira (28) o governador Teotonio Vilela e o secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, inauguram as bases de Penedo e Palmeira dos Índios. O projeto de interiorização do Samu contempla todas as regiões de Alagoas.
O objetivo, explica o secretário, consiste em descentralizar o atendimento pré-hospitalar móvel, facilitando o acesso dos alagoanos às políticas públicas desenvolvidas pelos gestores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A descentralização do Samu, ressalta Herbert Motta, revela o compromisso do governo em melhorar a assistência.
“O Samu que está sendo disponibilizado aos alagoanos é uma demonstração do compromisso do governo em ampliar os serviços de saúde. Nossa meta é disponibilizar para o nosso usuário um serviço de qualidade e eficiência. São ferramentas que vão salvar vidas que necessitam de um atendimento rápido”, diz, reforçando que o governo repassará mensalmente aos municípios recursos para custeio dessas bases.
“A chegada do Samu nesses municípios é a garantia de um atendimento pré-hospitar de excelência ao cidadão, assim como já ocorre em Maceió e Arapiraca”, finalizou o secretário, acrescentando que os recursos de custeio das despesas dessas unidades serão repassados mensalmente pela Sesau.