O delegado regional de Viçosa, Rangel Ataíde, deu cumprimento na manhã desta sexta-feira (24) a mandado de busca e apreensão e prendeu em flagrante o comerciante José Klebes de Oliveira, 44 anos, dono de uma loja de móveis no município. O empresário está sendo indiciado por crimes de estelionato, apropriação indébita e agiotagem.
As atividades ilícitas de José Klebes vinham sendo investigadas pelo delegado regional com o apoio do promotor de Justiça, Anderson Cláudio de Almeida Barbosa, da comarca local.
O comerciante, pelo que foi apurado nas investigações, emprestava dinheiro a pessoas de baixa renda - inclusive aposentadas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e beneficiários do programa federal Bolsa Família -, exigindo como garantia os seus cartões e as senhas bancárias.
Cerca de 200 pessoas foram vítimas do golpe. De posse dos documentos, o acusado sacava quanto desejasse das contas. Muitas das vítimas tinham as contas zeradas pelo estelionatário ao final de cada mês.
“Tomei os depoimentos de diversas pessoas que eram exploradas pelo acusado, que confirmaram terem sido obrigadas a entregar os cartões e fornecer as senhas bancárias para obter o empréstimo. São pessoas muito humildes que precisavam do dinheiro, e ficavam nas mãos do agiota”, afirmou o delegado.
O mandado de busca e apreensão foi expedido pela juíza Ana Raquel, da comarca de Viçosa.