18/10/2024 07:20:16

23/04/2009 00:00:00

Saúde


Saúde

Após dois feriados prolongados – Páscoa e Tiradentes – o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) enfrenta uma situação dramática, já que não existe nenhuma bolsa de sangue A, B e O Negativos em seu estoque. Diante desta realidade, a direção do órgão volta a apelar à sensibilidade da população, já que sem sangue para atender à demanda transfusional dos hospitais públicos do Estado, pacientes podem vir a falecer, uma vez que o sangue não é produzido artificialmente.

Para se candidatar à doação de sanguínea, um gesto simples e que não traz males à saúde e muito menos perigo de contaminação por doenças, o voluntário deve estar em perfeito estado de saúde. Ele também deve ter no mínimo 18 anos de idade e 50 kg, além de comparecer ao Hemoal portando um documento de identificação com foto.

O candidato também não pode ter contraído hepatite após os 10 anos, sífilis, aids e doença de Chagas e, no caso de gestantes e lactentes, é proibida a doação, mas, para os que irão repetir o gesto de solidariedade, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Entretanto, caso o voluntário esteja no interior do Estado e não possa comparecer à sede do Hemoal, localizada no bairro do Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé, ele pode se dirigir até o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), situado na rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro da cidade. O Hemoal e o Hemoar funcionam nesta de segunda a sexta-feira até às 18 horas e, no sábado, a unidade de Maceió recebe candidatos à doação das 8h às 12h.

“Estamos preocupados com esta situação, que se abate por todos os hemocentros públicos de todo o país. Por isso, sensibilizamos os alagoanos para comparecerem ao Hemoal, em Maceió, e ao Hemoar, em Arapiraca, já que em momentos chuvosos como este, a possibilidade de necessitarmos de transfusões aumenta, diante do aumento da probabilidade de acontecerem acidentes automobilísticos ou em decorrência de desabamentos de casas construídas em encostas”, afirma a diretora da Hemorrede Pública de Alagoas, Izaura Alves.

Ascom-HEMOAL


Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 64
Google News