18/10/2024 11:29:45

02/04/2009 00:00:00

Municipios


Municipios
O Projovem Urbano já é uma realidade em Alagoas. Nesta quinta-feira (2), o programa foi lançado pelo governador Teotonio Vilela e pela secretária da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos nos municípios de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios, com a presença dos jovens com faixa etária entre 18 e 29 anos contemplados com a iniciativa, de prefeitos, secretários estaduais e municipais e outras autoridades locais.

O lançamento do programa tem sequência nesta sexta-feira, nos municípios de Matriz de Camaragibe, Viçosa e Pilar e, no sábado, em Coruripe, Teotônio Vilela e São Miguel dos Campos. No total, 4.300 jovens serão beneficiados com a conclusão do ensino fundamental, identificação de oportunidades potenciais de trabalho, capacitação para o mercado de trabalho - de acordo com a característica de geração de renda de cada município - inclusão digital e ampliação de acesso à cultura.

"Estamos fechando um ciclo de trabalho que começou há quase um ano. O Projovem Urbano significa a retomada do estudo para esses jovens, porque sempre é tempo de recomeçar o que ficou lá atrás. Para nós que fazemos parte de uma secretaria de Direitos Humanos é muito importante participar dessa retomada e oportunizar com uma bolsa. Será uma formação diferenciada. A partir de agora, um mundo se abre, com novas expectativas e sonhos. Com essa iniciativa, o estado de Alagoas está dando uma resposta e temos 20 meses de expectativas. Tivemos toda autonomia do governador Teotonio Vilela para conduzir esse processo e, considerando os índices de vulnerabilidade dos municípios, damos início a mais uma etapa de trabalho, que é o começo das aulas, já na próxima segunda-feira. O mercado de trabalho exige que tenhamos formação e é esse o objetivo do programa", comemorou Wedna Miranda.

Três dos 600 alunos contemplados de Delmiro Gouveia receberam, durante a solenidade de lançamento, o kit escolar das mãos do governador, da secretária e do prefeito. A previsão é de que o mesmo material - duas camisas, uma mochila e um estojo - seja entregue aos demais alunos no início das aulas. "O programa ainda contempla todo o material que será utilizado durante as aulas. Os livros farão parte do material no decorrer das atividades", lembrou a coordenadora executiva Quézia Freitas.

Mônica Fortunato, de 19 anos, e Ana Paula, de 24 anos, de Santana do Ipanema, fazem parte dos 4.300 jovens beneficiados com o programa em Alagoas. Casadas e com filhos, elas disseram que a vinda do Projovem para o município é o início da concretização de um sonho que havia sido deixado para trás, devido aos compromissos com a maternidade. Ana Paula parou de estudar há cinco anos e, para ela, o Projovem Urbano "é uma oportunidade para aprender, além de ainda render um dinheiro para ajudar nas despesas". Já Mônica falou dos planos que tem para conseguir um bom emprego depois que concluir o curso. "Parei de estudar há 3 anos e deixei meu sonho de trabalhar. Agora tenho a oportunidade de retomar meus planos", comemorou a estudante.

As aulas terão início, simultaneamente nos nove municípios, na próxima segunda-feira, dia 6, às 18h. Em Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Coruripe e São Miguel dos Campos serão 600 jovens atendidos pelo programa; os demais municípios contarão com 400 alunos.

O Projovem Urbano é um programa do governo federal, desenvolvido em parceria com os estados, que combina, de forma inovadora, a formação do ensino fundamental com iniciação profissional e práticas de cidadania, além de acesso à informática. Em uma primeira etapa terá investimentos de R$ 10 milhões e vai atender a jovens que saibam ler e escrever e que estão em situação de vulnerabilidade social. Os que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão uma bolsa no valor de R$ 100, por 20 meses.
 
agenciaalagoas // viviane chaves


Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 64
Google News