18/10/2024 13:30:46

31/03/2009 00:00:00

Saúde


Saúde

Com o estoque de sangue reduzido para atender à demanda transfusional de todo o Estado, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza nesta terça-feira (31), das 8h às 17h, coleta externa de sangue na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), situada no bairro Poço. A ação acontece para facilitar o acesso dos voluntários à doação de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas, já que o sangue coletado é examinado e fracionado, antes de ser transfundido.


Mas os voluntários podem comparecer das 7 às 18 horas à sede do Hemoal, que está situada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), no bairro Trapiche. Para os voluntários do interior do Estado, a Hemorrede Pública de Alagoas disponibiliza aos doadores o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado à Rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca, e a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Coruripe, cujo prédio-sede está situado ao lado do Hospital Municipal.


Contudo, somente os candidatos à doação com idade superior a 18 anos, 50 kg e portando um documento de identificação com foto poderão se candidatar à doação sanguínea, segundo especificação do Ministério da Saúde. Além destes pré-requisitos o candidato à doação voluntária também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos.


É indispensável, ainda, que ele não compareça em jejum ao Senac, Hemoal, Hemoar ou a UCT de Coruripe. Em se tratando das gestantes e lactantes não é permitida a doação e, no caso dos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

 

Ascom-HEMOAL


Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 64
Google News