18/10/2024 13:27:47

30/03/2009 00:00:00

Municipios


Municipios

Em clima de festa, o empresário Luiz Carlos Costa, o Lula Cabeleira, prefeito de Delmiro Gouveia recebeu a Reitora Ana Dayse Dória da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que veio ao município receber das mãos do empresário o documento de escritura do terreno onde será construído o Campus do Sertão, que faz parte do programa de expansão da Universidade Federal de Alagoas.

A escritura foi entregue em uma estrutura montada no próprio terreno, que mede 250 mil metros quadrados. O terreno é uma doação do empresário Lula Cabeleira, que sensibilizado com a continuidade da educação superior na região sertaneja não mediu esforços em passar uma de suas propriedades para a edificação do Campus.

Além do prefeito Lula Cabeleira, e equipe, e a Reitora Ana Dayse Dória e comitiva, estiveram presentes ao evento várias autoridades, entre elas Walmar Correia, reitor da Universidade Rural de Pernambuco, Jorge Marcelo Cruz, autor do projeto arquitetônico do Campus do Sertão, Willams Soares, diretor do Campus Arapiraca, Professor Carlos, vice-prefeito de Água Branca, Reinaldo Falcão, diretor-presidente do Instituto Xingó e a já nomeada diretora do Campus do Sertão, professora Edméia Santiago.

Após a entoação dos hinos Nacional e de Delmiro Gouveia, o empresário Lula Cabeleira juntamente com a Reitora Ana Dayse assinaram a transferência do documento passando definitivamente o terreno para a UFAL. Em seguida, o prefeito entregou a escritura à Reitora, selando sua doação à Universidade sob os olhares atentos de muitos delmirenses.

Emocionado, Lula Cabeleira agradeceu a presença de todos e, em especial, ao povo delmirense e lembrou de uma importante escolha que precisou fazer na adolescência. “Precisei escolher entre trabalhar ou estudar. Essa escolha não foi fácil, mas tive que optar pelo trabalho. Meu sonho sempre foi me formar. Hoje, tenho a alegria de ter formado todos os meus filhos e agora de ter a oportunidade de colaborar com a educação dos meus conterrâneos e da população da Região do Alto Sertão”, destacou Lula Cabeleira ao revelar que gostaria de fazer a faculdade de Engenharia Civil.

A professora Edméia Santiago, diretora do Campus do Sertão, disse que a vinda do Campus irá atrair investimentos e que a população será muito beneficiada. “A região sertaneja é uma terra de gente batalhadora e eu me sinto orgulhosa de ter abraçado esta terra como minha, por que acredito no potencial dessa gente e desses jovens que vão ‘povoar’ esse Campus”, disse emocionada.

A reitora Ana Dayse atribuiu ao gesto do prefeito Lula Cabeleira, uma grande contribuição para o processo de “inserção social e que vai trazer ensino superior gratuito e de qualidade para a região do Alto Sertão”, salientou Dória, ao se reportar aos jovens delmirenses presentes na cerimônia.

“Vocês podem estar olhando e nos ouvindo sem entender ao certo o que está acontecendo, mas muito em breve, essas palavras virará concreto”, disse a Reitora explicando que o terreno que hoje está vazio, logo ganhará prédios formando a parte arquitetônica do Campus.

A Reitora disse que o presidente Luis Inácio Lula da Silva e o ministros da Educação,Fernando Haddad garantiram suas vindas a Delmiro Gouveia para inaugurar o Campus do Sertão. Em seguida, o prefeito Lula Cabeleira, a Reitora Ana Dayse e Dr. Mendes de Barros, assessor jurídico do prefeito assinaram o protocolo de intenções celebrando convênios de cooperação técnica entre a UFAL e o município.

Ao finalizar a cerimônia, o prefeito Lula Cabeleira convidou a Reitora, demais autoridades e as pessoas presentes para uma volta pelo terreno demarcado para a edificação do Campus do Sertão. O prefeito não escondia a felicidade com seu gesto. “Hoje é um marco na história de Delmiro Gouveia e do Sertão. Eu vejo desenvolvimento educacional e econômico para toda essa região”, comentou ao conduzir a Reitora à visita ao terreno.

Campus em Delmiro

A mais nova expansão da Universidade Federal de Alagoas – o Campus do Sertão terá sua sede em Delmiro Gouveia e vai atender a Região do Alto Sertão. O novo Campus também terá um pólo em Santana do Ipanema.

Inicialmente serão oferecidos oito cursos gratuitamente e seis deles funcionarão em Delmiro: engenharia civil, engenharia de produção, pedagogia, letras, geografia e história. Os cursos de economia e ciências contábeis serão disponibilizados no pólo de Santana do Ipanema. Engenharia de produção é o mais novo curso oferecido pela Ufal e será ministrado, exclusivamente, no Campus de Delmiro.

Através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni), o Governo Federal autorizou o envio de recursos para a construção do Campus e compra de equipamentos, contratação de professores e técnicos administrativos.

As obras do Campus do Sertão estão previstas para serem iniciadas em abril e as aulas devem começar em fevereiro de 2010 já com os novos feras do PSS, que acontece em novembro deste ano.

Fonte: Assessoria



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 64
Google News