Uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá fazer, no próximo mês, uma avaliação dos serviços públicos de Saúde prestados no município de Viçosa para conhecer a situação local. A decisão foi acertada nesta quinta-feira, durante reunião entre a secretária adjunta da Saúde, Júlia Levino, o prefeito de Viçosa, Flaubert Filho, e a secretária de Saúde da cidade, Marina Canuto.
Durante o encontro, o prefeito expôs a situação da saúde no município e ressaltou a importância da ampliação do hospital e do Programa Saúde da Família (PSF), além da construção de um posto de Saúde para melhorar a prestação dos serviços. “Nossa demanda de atendimento é grande porque Viçosa é sede da microrregião e, por isso, muitos pacientes são encaminhados ao município”, disse, ressaltando o interesse de expandir o PSF para que se consiga cobertura de 100%.
Na oportunidade, a secretária de Saúde de Viçosa, Marina Canuto, ressaltou ainda a necessidade de implantação de um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e melhorias no atendimento materno-hospitalar.
Júlia Levino disse que as equipes técnicas da Sesau já começaram a visitar os municípios - que compõem as macro e microrregiões do Estado - com o objetivo de fazer um diagnóstico e elaborar estratégias no sentido de fortalecer a atenção básica no Estado. “Para isso, foram criados programas importantes como o Promater, Provida, Prohosp e Prosaúde, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento de saúde à população de todos alagoanos”, afirmou Júlia Levino.